Não há como negar que o café é uma paixão nacional, haja vista que está presente na mesa de todos os brasileiros.
Mas você saberia dizer quais são os benefícios do café para a sua saúde? Não é incomum ouvir falar que a bebida é saudável, mas em quais aspectos, exatamente?
O café é uma bebida muito rica em ácido clorogênico, ácido cafeico e kahweol. Todos eles são compostos bioativos com propriedade antioxidante.
Dessa forma, todos eles contribuem no combate aos radicais livres, além de prevenir o envelhecimento precoce, diabetes, depressão e câncer.
Como se tudo isso já não bastasse, a bebida também possui excelentes quantidades de cafeína, um composto capaz de estimular o sistema nervoso central.
Assim, além de melhorar o humor, auxilia também na disposição física e mental. Mas, se você quer saber quais são todos os benefícios do café para a sua saúde, é só continuar a leitura.
Quais são os benefícios do café para a sua saúde?
Essa é uma bebida de fácil acesso, haja vista que é possível encontrar em qualquer lugar, seja na loja café da fazenda ou em qualquer supermercado.
No entanto, ele possui diferentes tempos de torrefação, moagem e até forma de preparo dos grãos. Mas, independente de tudo isso, os benefícios do café para a sua saúde são os seguintes:
1. Melhorar memória e concentração
Devido ao fato de ser rico em cafeína, o café acaba sendo uma excelente bebida para melhorar a memória e o estado de alerta.
Fora isso, ainda é capaz de aumentar a capacidade de concentração e diminuir o sono, também.
Entretanto, a tolerância aos efeitos da cafeína também é muito comum. Por essa razão que muitas vezes é preciso consumir doses altas para ter os mesmos efeitos de antes.
2. Evitar a depressão
Como o café possui polifenóis, eles contribuem no combate aos radicais livres e diminuem a inflamação nas células e no sistema nervoso central.
Por consequência, contribui para reduzir a ansiedade e melhorar o humor. Ou seja, previne quadros de depressão.
Ademais, o café está associado a hábitos sociais de convívio. Dessa forma, estimula o contato com outras pessoas, favorecendo o bem-estar geral.
3. Prevenir câncer
Além da cafeína, a bebida possui ácido cafeico, ácido clorogênico e kahweol, que são antioxidantes que protegem as células contra danos ocasionados pelos radicais livres.
Dessa forma, impede o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. O café ainda auxilia a diminuir os níveis de estrogênio no organismo.
O estrogênio é um hormônio que tem certa relação com alguns tipos de câncer, como o de mama, fígado, cólon e endométrio.
4. Ajudar a combater dores de cabeça
Os benefícios do café para a sua saúde ainda incluem o fato de auxiliar no combate a dores de cabeça.
Isso acontece porque a bebida tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Ou seja, excelente para prevenir dor de cabeça e até enxaqueca.
Porém, não é raro encontrar pessoas que param de beber café e notam uma súbita melhora das dores de cabeça.
Isso pode sim acontecer, já que os efeitos da bebida podem variar de acordo com cada organismo.
5. Ajudar no emagrecimento
A cafeína contribui para controlar a fome, além de também auxiliar na redução da ingestão de alimentos.
Também não há como deixar de falar sobre o fato de o café ter propriedades termogênicas. Assim, acaba aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal.
Por consequência, favorece o emagrecimento. Estima-se que a ingestão de 300 mg de cafeína por dia pode estimular o gasto energético de 79 calorias, mais ou menos.
6. Melhorar o desempenho durante exercícios
Como o café ainda tem propriedades ergogênicas, acaba por aumentar a produção de energia do organismo.
Dessa forma, diminui tanto o cansaço quanto a dor durante os exercícios físicos. Por consequência, também melhora o desempenho físico e mental.
7. Evitar doenças cardiovasculares
Devido ao ácido clorogênico, cafeico e o kahweol, que são antioxidantes e anti-inflamatórios, acabam ajudando a combater os radicais livres.
Isso resulta na saúde das artérias, além de melhorar a circulação sanguínea e prevenir doenças como pressão alta, derrame e infarto.