Quais as articulações que mais sofrem com as lesões

Quais as articulações que mais sofrem com as lesões?

A articulação corresponde à junção entre dois ossos, tornando possível proteger a estrutura óssea do atrito. Facilitando o movimento, a articulação evita a erosão e a degradação do esqueleto. Mas quais as articulações que mais sofrem com as lesões?

Associadas a tendões e ligamentos, as articulações desempenham um papel importante na mobilidade do corpo. No entanto, elas permanecem frágeis e podem ser afetadas por distúrbios mais ou menos graves. 

Devido a choque traumático, defeito mecânico ou doença crônica, esses distúrbios causam dor nas articulações, que é difícil de suportar diariamente. 

Gota, artrite, osteoartrite… existem muitas patologias que podem afetar as articulações. 

Mas como identificar um distúrbio articular? Quais são as soluções para não ter mais dor nas articulações? Quais as articulações que mais sofrem com as lesões? Diariamente, quais são as ações a serem tomadas para preservá-los?

Nesse artigo, você irá descobrir isso e muito mais!

Do que estamos falando, em primeiro lugar?

Links essenciais para mobilidade corporal, articulações móveis e semimóveis funcionam graças a uma estrutura complexa e um sistema bem arredondado. 

Permitindo a amplitude de movimento do corpo, as articulações também podem ser fixadas (no nível do crânio, por exemplo). Uma área de junção entre dois ossos, a articulação inclui uma área de cartilagem que se banha no líquido sinovial contido em uma cápsula ao redor da articulação.

A cartilagem atua como um intermediário entre o osso e alguns tecidos moles. O líquido sinovial garante a proteção do osso e a flexibilidade do membro. 

Embora o corpo humano tenha quase 400 articulações, as do pescoço, ombros, cotovelo, pulso, joelhos, quadris, tornozelos e pés ficam particularmente estressadas.

Inclusive, por causa do trabalho na frente do computador cada vez mais comum, as lesões da medula espinhal estão se tornando cada vez mais conhecidas. Portanto, é preciso ter cuidado com essa parte do corpo, em especial.

Quais as articulações que mais sofrem com as lesões?

Aqui estão as principais doenças crônicas nas articulações:

Gota

É causada por um excesso de ácido úrico no sangue, formando cristais depositados nas articulações. 

Esses depósitos causam ataques de gota, cujo principal sintoma é a inflamação da articulação, que incha, cora e aquece (o dedão do pé, tornozelos, dedos e joelho são as articulações mais afetadas). A dor é brutal e aguda.

Distúrbios musculoesqueléticos 

Esses distúrbios do sistema musculoesquelético afetam músculos, tendões e articulações. Tendinite, síndrome do túnel do carpo e epicondilite fazem parte desse conjunto de distúrbios.

Causados por gestos repetitivos (especialmente no trabalho), eles resultam em dor intensa, rigidez e fraqueza nos membros em questão (na maioria das vezes pescoço, ombros e pulsos).

Artrite 

A artrite se manifesta pela inflamação do tecido que reveste a articulação que ganha volume, torna-se rígida e dolorosa. 

Este termo abrange quase cem condições distintas mais ou menos graves, variando de tendinite a bursite ou artrite reumatoide. 

Osteoartrite

Esta doença afeta muitas pessoas, a maioria dos quais tem mais de 65 anos. Ligada ao envelhecimento, metabolismo e hereditariedade, leva à destruição da cartilagem. 

O diagnóstico envolve um exame clínico e uma radiografia das articulações. Os tratamentos visam reparar ou substituir a cartilagem danificada.

Artrite reumatoide

Esta doença autoimune é uma doença inflamatória crônica das articulações, resultando em momentos de dor intensa de duração variável e “calmas”. Cerca de 200.000 pessoas são afetadas por esta doença. Sem tratamento, a doença pode levar à deformação das articulações.

Quais são as causas dos distúrbios articulares?

Pesquisas científicas identificaram diferentes tipos de fatores que podem levar ao aparecimento de distúrbios articulares.

Origem traumática

A dor nas articulações pode ocorrer após um choque traumático, como uma queda, um acidente, uma lesão esportiva ou alongamento muito violento, por exemplo. 

Os diferentes componentes da articulação podem ser danificados. O uso de cargas pesadas, a prática esportiva inadequada ou o excesso de peso aumentam o risco de sofrer com as articulações.

Origem mecânica

As articulações podem ter fragilidade natural da cartilagem, malformação ou desalinhamento, causando dor.

Envelhecimento

Com a idade, as articulações podem mostrar sinais de fragilidade. Algumas doenças articulares estão diretamente correlacionadas com a idade, como a osteoartrite, que é comum em idosos.

Origem infecciosa

Algumas doenças tropicais, como dengue e Chikungunya, causam dor nas articulações, que desaparecem no momento da cicatrização.

Origem patológica

A dor nas articulações pode ser sintomas de doenças articulares inflamatórias crônicas (osteoartrite, artrite, gota, artrite…). Cuidados médicos são necessários, possivelmente combinando tratamento anti-inflamatório para aliviar a dor.

Hereditariedade

A genética também tem um impacto no aparecimento de doenças articulares, incluindo osteoartrite das mãos.

Como cuidar das articulações?

O estilo de vida tem um forte impacto na saúde física e mental. Para maximizar suas chances de se manter em forma, recomenda-se praticar esportes sem excesso, adotar uma dieta saudável e equilibrada, proibir produtos que são muito ricos em açúcares e gorduras saturadas. 

As articulações merecem cuidados especiais, especialmente se você sabe que sofre de fragilidade articular.

Evite esportes de impacto e práticas intensas

O exercício de condicionamento físico é benéfico para o coração, a respiração e acalma a mente. Se os benefícios da prática esportiva forem numerosos, é aconselhável optar por esportes bastante suaves. 

Algumas atividades esportivas, como corrida, induzem impactos violentos no solo. A cada passo, o peso “pesado” nas articulações é multiplicado por cinco. É por isso que a lesão de lca é cada vez mais comum.

Assim, correr é uma prática a ser evitada, especialmente se você estiver acima do peso ou tiver um histórico familiar. Natação, ioga ou ciclismo estão entre os esportes preferidos em caso de dor nas articulações.

Cuide da sua alimentação

A dieta desempenha um papel fundamental no tratamento de dores e distúrbios nas articulações. Assim, foi estabelecida uma ligação entre o consumo de certos alimentos e a piora inflamatória, como a osteoartrite. 

Para melhorar o conforto das articulações e limitar a dor em caso de distúrbios, é aconselhável limitar a charcutaria rica em ômega 6 e gorduras que promovem o processo inflamatório. 

Portanto, evite: manteiga cozida, carnes muito processadas e produtos que são muito doces. Por outro lado, recomenda-se consumir alimentos ricos em ômega 3, acalmando a reação inflamatória: nozes, sementes de linho e peixes gordurosos.

Tome nota sobre alguns remédios naturais

A natureza está cheia de plantas com vários benefícios para a saúde. De fato, algumas plantas são conhecidas por suas propriedades calmantes.

Algumas delas podem melhorar o conforto das articulações:

  • Cúrcuma: usada na medicina tradicional chinesa, esta especiaria é conhecida por seus ativos benéficos. Rico em antioxidantes, é um poderoso anti-inflamatório e pode ser tomado preventiva ou curativamente. A cúrcuma também ajuda a manter uma boa mobilidade articular.
  • Salgueiro branco: a casca da árvore é rica em taninos e flavonoides, com efeitos reconhecidos para aliviar a dor
  • Gengibre: assim como a cúrcuma, esta raiz é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. Estimulante, é um excelente remédio natural para o conforto digestivo e o sistema cardiovascular.

Conclusão

É preciso que você saiba que a doença degenerativa da coluna lombar aposenta, mas é preciso que seu médico forneça o diagnóstico de que você não pode mais trabalhar. Antes disso, você passará por várias tentativas de tratamento para tentar aliviar os sintomas.

Além de uma dieta variada e equilibrada, é possível aproveitar os benefícios dessas plantas tomando um suplemento dietético apropriado. 

Além dos medicamentos prescritos (no caso de uma patologia diagnosticada) e com a opinião favorável do seu médico, o efeito dessas plantas ajuda a aliviar a dor sentida nas articulações.


Leia também: A acupuntura funciona para ansiedade?