Higiene do sono: saiba como dormir bem adotando 5 boas práticas

Higiene do sono: saiba como dormir bem adotando 5 boas práticas

Dormir bem é uma prática indispensável para que o corpo se recupere do desgaste do dia a dia, fortaleça sua imunidade e garanta o bom funcionamento de órgãos e sistemas.

Nesse sentido, fazer a higiene do sono pode te ajudar a dormir melhor, a ter um rendimento maior em suas tarefas cotidianas e se tornar mais saudável.

Essa “limpeza” consiste na adoção de boas práticas durante o dia e, principalmente, nas horas que antecedem o momento de dormir.

Nas próximas linhas, você vai entender o que é a higiene do sono, sua importância, sua relação com a psicologia e como implementar a higiene do sono para bebês e adultos.

Higiene do sono: o que é?

Higiene do sono significa um conjunto de boas práticas e hábitos que têm como objetivo contribuir para uma melhor qualidade do sono. Trata-se da reeducação do organismo com foco em garantir noites mais tranquilas para que se possa, efetivamente, descansar e se recuperar do desgaste cotidiano.

O ato de dormir é um processo fisiológico fundamental. De ação reparadora, ele contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, boas noites de sono são indispensáveis para o metabolismo, controle do humor, melhora do raciocínio, diminuição do estresse e vários outros benefícios.

Ao fazer a higiene do sono, você elimina hábitos que podem perturbar a qualidade do sono e adota outras que te ajudam a dormir com tranquilidade para acordar no dia seguinte com as energias renovadas.

Higiene do sono e psicologia: como funciona?

Pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno do sono ou enfrentam qualquer dificuldade para ter boas noites de sono devem consultar um médico. Esse profissional fará a avaliação necessária para identificar se esse transtorno tem relação com alguma doença, como a apneia do sono.

Descartada essa possibilidade, a psicologia pode ser uma aliada da higiene do sono. Por meio da psicoterapia, é possível entender os motivos que têm levado você a não conseguir dormir direito.

A dificuldade de dormir bem pode estar atrelada, por exemplo, à depressão, estresse e ansiedade. Com a ajuda de um psicólogo, você consegue tratar essas condições e aderir a rituais e comportamentos no dia a dia que favoreçam a qualidade do sono.

O profissional de psicologia vai te orientar sobre como implementar mudanças na sua rotina para dormir melhor.

Higiene do sono: 5 dicas para você dormir melhor

Como você já sabe, a higiene do sono tem a ver com a implementação de hábitos comportamentais e mudanças na sua rotina que vão criar condições favoráveis a boas noites de sono – com a qualidade e a duração adequadas.

Esse conjunto de práticas deve ser adotado durante o dia e, principalmente, antes de você se deitar para dormir.

Continue a leitura e saiba que práticas são essas:

1 – Deite-se e levante-se no mesmo horário

Ao dormir e acordar sempre no mesmo horário (ou próximo a isso), você “educa” o seu cérebro a reconhecer o relógio biológico. Tente fazer isso, inclusive, nos finais de semana e em períodos de férias.

2 – Evite consumir cafeína

A cafeína é uma substância que deixa o corpo “ligado”. Para fazer a higiene do sono, evite ingerir bebidas que possuam esse estimulante em sua composição, como cafés, chás e refrigerantes do tipo coca-cola.

3 – Não consuma bebidas alcoólicas antes de dormir

Depois de tomar um vinho ou uma cerveja, você pode ficar sonolento e acreditar que essas e outras bebidas alcóolicas te ajudam a dormir. No entanto, depois de um tempo, elas têm efeito estimulante e podem fazer com que você desperte no meio da noite, prejudicando a qualidade do sono.

4 – Transforme o seu quarto em um ambiente favorável ao sono

O ambiente também interfere no sono. Atente-se a questões como a iluminação, a temperatura, a qualidade dos lençóis e travesseiros, a cor das paredes e aos ruídos do seu quarto.

5 – Desconecte-se do celular e de outros aparelhos eletrônicos

Muitas pessoas gostam de navegar pelas redes sociais até cair no sono. Esse é um péssimo hábito para quem busca dormir melhor.

Ao se preparar para dormir, desconecte-se de tudo, inclusive da TV. A luminosidade das telas pode prejudicar o seu sono.

Higiene do sono para bebês: como fazer?

É possível também fazer a higiene do sono para bebês, especialmente em se tratando de crianças que despertam diversas vezes durante a noite.

Os pequenos também precisam dormir bem para que possam se desenvolver de forma saudável.

Tendo isso em vista, algumas práticas que pais, mães e responsáveis podem adotar para garantir a qualidade de sono de suas crianças são:

1 – Não sirva o jantar muito tarde

O jantar não deve ser servido muito tarde para as crianças. Elas podem sentir desconfortos gastrointestinais durante a noite e terem pesadelos. Se a criança estiver com fome próximo a hora de dormir depois de já ter jantado, ofereça um lanche leve.

2 – Cuidado com os cochilos durante o dia

É comum que os bebês durmam durante o dia, tirando aqueles cochilos entre uma refeição e outra ou depois de brincar. Porém, evite deixar que o seu bebê durma por muito tempo, especialmente no final de tarde.

3 – Nada de celular, tablet ou TV

Muitos pais deixam as crianças brincando com o tablet ou celular na hora de dormir ou deixam a TV ligada em algum desenho animado. Isso contribui para que a criança durma mais tarde que o ideal, fique em estado de alerta e tenha um sono agitado.

4 – Faça massagem no bebê

Uma massagem pode ajudar o bebê a relaxar antes de dormir e ter uma noite de sono mais tranquila. Faça isso depois do banho, passando um pouco de óleo nos braços, pernas, peito e costas do bebê.

E então, gostou de saber mais sobre higiene do sono?

Passe a implementar essas boas práticas no seu dia a dia e tenha noites de sono mais agradáveis e reparadoras.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!