Qual o melhor remédio para flora intestinal

Qual o melhor remédio para flora intestinal? 5 melhores medicamentos

Quando falamos em bactérias, muitas pessoas automaticamente podem encará-las como algo ruim. Porém, existem as chamadas bactérias boas que compõem a microbiota intestinal e trabalham para o bom funcionamento do nosso trato digestivo.

No entanto, quando há um desequilíbrio da flora intestinal – ou seja, há mais bactérias ruins do que boas -, pode ser necessário fazer o uso de medicamentos probióticos. Mas, afinal, qual o melhor remédio para flora intestinal?

Com várias opções no mercado, pode ser que você encontre dificuldades na hora de comprar o seu. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 5 boas alternativas de remédios para flora intestinal.

Convidamos você a prosseguir com a leitura e conferir também as questões-chave sobre o assunto!

  • O que é a flora intestinal?
  • O que causa o desequilíbrio da flora intestinal?
  • Como agem os remédios para flora intestinal?

O que é a flora intestinal?

A flora intestinal é um tipo de “ecossistema” no intestino, composto por bactérias, fungos e outros microorganismos. Também conhecida como microbiota intestinal ou microbiota residente, uma flora equilibrada é indispensável para que possamos absorver melhor os nutrientes da alimentação, fortalecer o sistema imunológico e garantir que o intestino possa exercer plenamente suas funções.

As chamadas bactérias boas que integram a flora intestinal se beneficiam do ambiente que o organismo oferece para elas. Ao mesmo tempo, elas nos ajudam a digerir alimentos, controlar o gasto energético, manter o corpo bem nutrido e combater outras bactérias consideradas “ruins”, que podem causar diferentes tipos de doenças.

A flora intestinal começa a se desenvolver assim que nascemos, que é o momento em que temos o primeiro contato com as bactérias do “mundo exterior”, por assim dizer.

Quando ocorre o desequilíbrio da flora intestinal, os principais sintomas incluem:

O que causa o desequilíbrio da flora intestinal?

O desequilíbrio da microbiota intestinal pode ser causado por uma série de fatores. Esse fenômeno recebe o nome de disbiose, que é quando há uma concentração de bactérias boas abaixo do ideal. Isso favorece a proliferação de microorganismos que não são benéficos para o organismo, podendo prejudicar a atividade metabólica e o trato digestivo.

Dentre as principais causas para esse desequilíbrio, podemos apontar:

Uso prolongado de antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para “atacar” bactérias causadoras de determinada doença. Entretanto, eles combatem também as bactérias boas da flora intestinal, causando o desequilíbrio da microbiota.

Uso irrestrito de laxantes

Geralmente, os laxantes são prescritos para pacientes que têm dificuldade de evacuar. Contudo, algumas pessoas costumam fazer o uso irrestrito desse medicamento – principalmente para fins estéticos. Isso também pode levar a um quadro de disbiose.

Dieta desregrada e pouco nutritiva

Os hábitos alimentares também exercem influência direta na saúde da flora intestinal. Não estabelecer uma rotina alimentar e ingerir alimentos com baixo teor nutritivo e de fibras também favorece o desequilíbrio da microbiota.

Remédios para flora intestinal: como eles agem?

Agora que você já sabe o que é a flora intestinal e o que pode causar seu desequilíbrio, falta pouco para você descobrir qual o melhor remédio para flora intestinal. Antes, é importante explicarmos como esse tipo de medicamento age no organismo.

Os probióticos, como são chamados, concentram milhões de bactérias boas que vão se alojar no nosso sistema digestivo.

A intenção é repor esses microorganismos “do bem” e restaurar a comunidade bacteriana do intestino.

Tais medicamentos podem ser administrados via cápsulas, comprimidos e doses líquidas. Além disso, podem conter tipos específicos de bactérias para atender às necessidades de cada paciente.

Qual o melhor remédio para flora intestinal? 5 opções

Será que o melhor remédio para a microbiota intestinal é aquele com maior concentração de bactérias? Não necessariamente.

Como bem pontuamos anteriormente, existem diferentes medicamentos para atender necessidades diversas. Ou seja, é possível encontrar no mercado probióticos que variam na forma farmacêutica, na quantidade de bactérias boas e na dose diária adequada – assim como o tempo de tratamento.

Sem perder isso de vista, confira abaixo quais são as principais opções de medicamentos probióticos para a flora intestinal:

1 – Simfort®

Vendido em forma de sachê de 2 gramas, esse probiótico pode ser ingerido junto com sucos e vitaminas. Cada sachê possui 5 tipos de bactérias para recomposição da microbiota intestinal.

2 – Garden of Life

Bem mais robusto que o primeiro probiótico desta lista, o Garden of Life possui um verdadeiro “jardim de vida” em suas cápsulas: são 16 cepas e mais de 50 bilhões de bactérias do bem.

O uso é recomendado exclusivamente para adultos. Você pode ingerir a cápsula ou abri-la e dissolver o líquido em sucos e outros alimentos, se preferir.

3 – Culturelle®

Muito eficaz, sobretudo no combate à diarreia, o Culturelle® possui a bactéria Lactobacillus rhamnosus GG em sua composição. A dose que costuma ser recomendada é de 1 cápsula por dia.

4 – Enterogermina®

É bem provável que você já tenha assistido na TV algum comercial deste medicamento. O Enterogermina® tem como principal probiótico a bactéria Bacillus clausii.

Além de proteger o intestino contra a ação de bactérias ruins, ele induz a síntese de vitaminas.

Esse medicamento é vendido em pequenos tubinhos (flaconetes). Recomenda-se tomar de 1 a 3 flaconetes diariamente, respeitando o período de 3 a 4 horas entre cada dose.

5 – Probi 25+

Com 25 cepas diferentes de bactérias, o probiótico Probi 25+ é capaz de reconstruir a microbiota intestinal, praticamente criando um microbioma novo em todo o sistema digestivo.

Os sintomas de desequilíbrio da flora, como diarreia, gases e dores abdominais, são rapidamente aliviados com esse medicamento.

A recomendação é que o Probi 25+ seja ingerido à noite, 1 cápsula, antes de dormir.

Bom, essas são as principais opções de medicamentos para fortalecer a microbiota residente.

Para decidir qual o melhor remédio para a flora intestinal, é imprescindível que você consulte um profissional especialista, como um médico gastroenterologista. Ele vai avaliar seu caso e definir a melhor forma de tratar esse desequilíbrio – o que pode incluir também uma dieta mais balanceada e rica em probióticos naturais.

No vídeo abaixo, você confere algumas dicas de alimentos que podem beneficiar a microbiota intestinal:

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!