Dieta vegetariana e vegana: entenda a diferença e saiba como adotá-las

Dieta vegetariana e vegana: entenda a diferença e saiba como adotá-las

Pensando em aderir ao vegetarianismo ou veganismo, mas ainda não sabe muito bem qual a diferença entre uma dieta vegetariana e vegana? Fica tranquilo que a gente vai te explicar tudo neste conteúdo.

Antes, é importante pontuar que a adoção de hábitos alimentares com restrição a alimentos de origem animal – a carne, principalmente – é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos.

Segundo um levantamento feito em 2021 pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), cerca de 46% da população brasileira já não come carne pelo menos uma vez na semana por escolha própria.

Para entender melhor o que caracteriza a dieta vegetariana e vegana, a filosofia que sustenta ambas e o que não pode comer no vegetarianismo e veganismo, convidamos você a seguir a leitura deste artigo e sanar todas as dúvidas sobre o tema.

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

Vegetariano e vegano não são a mesma coisa. De fato, ambos não comem carne. Porém, a dieta vegana é mais restritiva, abrangendo também o consumo de qualquer outro alimento ou produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. 

O vegetariano foca mais na alimentação, podendo limitar-se ao não consumo de carne ou ampliar sua restrição alimentar a ovos e laticínios – que também são de origem animal.

O que é veganismo e vegetarianismo?

O veganismo e o vegetarianismo são filosofias de vida que buscam, basicamente, reduzir ou eliminar o consumo de alimentos e produtos de origem animal. Os fatores que motivam os tipos de vegetarianismo e o veganismo são diversos. 

Há quem simplesmente acredite que o não consumo de carne ajudará a ter uma vida mais saudável. Ainda, há aqueles que vão mais além, crendo que os hábitos alimentares sem origem animal são uma manifestação de protesto contra a crueldade animal e a grande indústria agropecuária, colocando-se a favor da vida dos bichos indefesos, da sustentabilidade e da economia verde. 

Veganismo e vegetarianismo: o que não pode comer e o que é permitido?

Começando pelo “mais fácil”, a dieta vegana exclui todo e qualquer produto de origem animal. Além disso, entram na lista os produtos que foram testados em animais antes de chegar às prateleiras das lojas ou que, direta ou indiretamente, tenham explorado algum bicho no seu processo de produção.

Ou seja, os veganos não comem carnes (frango, peixe, boi, porco etc.), ovos, leite (de cabra, vaca etc.), frutos do mar, mel, iogurte, manteiga e derivados do leite em geral. Adicionalmente, produtos cosméticos e de higiene pessoal, roupas, calçados e qualquer item que tenha utilizado animais em algum momento da sua cadeia produtiva também são barrados pelos adeptos ao veganismo – até mesmo alguns medicamentos.

Já o vegetariano costuma se restringir à alimentação. O principal alimento que não faz parte da dieta vegetariana é a carne – qualquer carne. Isso significa que existe vegetariano que come ovo e consome diferentes produtos derivados do leite animal. Esses são chamados de ovolactovegetarianos.

Porém, existem outros dois tipos de vegetarianismo:

  • lacto vegetarianos: não comem carnes nem ovos, porém, consomem derivados do leite;
  • ovo vegetarianos: não comem nada de origem animal, exceto os ovos.

Saiba mais:

Quais as vantagens e desvantagens da dieta vegetariana e vegana?

Muitas pessoas que querem parar de comer carne e adotar o vegetarianismo ou veganismo no seu estilo de vida se perguntam sobre as vantagens e desvantagens de uma dieta que restringe o uso de alimentos de origem animal.

A começar pelos pontos positivos, abolir a carne das suas refeições pode contribuir para reduzir o colesterol e os níveis de ácido úrico. Em paralelo, seu intestino tende a funcionar melhor e o sistema circulatório fica menos sobrecarregado. 

A dieta vegetariana e vegana favorece a redução de riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e depressão. 

No entanto, existem alguns riscos a serem considerados por quem cogita se tornar vegetariano ou vegano – principalmente se isso for feito sem o devido acompanhamento especializado.

Por exemplo, o déficit de proteína pode causar fraqueza muscular, indisposição no dia a dia e anemia. Se você tirar o leite, seus ossos podem ficar mais frágeis devido à carência de cálcio.

É claro que as vitaminas e minerais indispensáveis para o corpo e que são comumente obtidas por alimentos de origem animal também podem ser encontradas em vegetais.

Como adotar o vegetarianismo ou veganismo no seu estilo de vida?

Para aderir a uma dieta vegetariana ou vegana, o primeiro passo que você precisa dar é entender os motivos que estão te levando a tomar essa decisão.

Em seguida, é indispensável que você consulte um nutrólogo ou nutricionista. Esses profissionais especializados vão avaliar o caso, solicitar determinados exames para verificar eventuais carências de vitaminas e minerais e, a partir disso, traçar uma dieta personalizada.

No tópico anterior, mencionamos que a carne, o leite e os ovos são fontes de proteínas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Se a intenção é retirá-los da sua dieta, um nutrólogo ou nutricionista vai indicar quais outros alimentos vegetais podem substituir a proteína e os minerais de fonte animal e qual a porção diária ideal.

Alguns exemplos de alimentos que poderão entrar no seu cardápio são:

  • leguminosas;
  • frutas secas;
  • soja (leite e carne);
  • tofu;
  • amêndoas;
  • quinoa;
  • castanhas;
  • lentilha;
  • grão-de-bico;
  • chia. 

Caso o foco seja o veganismo, é importante também ficar de olho nas empresas que não fazem testes em animais na confecção de seus produtos.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!