7 motivos para praticar o autocuidado

7 motivos para praticar o autocuidado

Você já parou para se perguntar sobre quais são os motivos para praticar o autocuidado? Em tempos como os que estamos vivendo, pensar nisso tem se tornado cada vez mais necessário.

Afinal de contas, o estresse e a ansiedade tem se mostrado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Diante disso, acaba atrapalhando toda uma rotina de manter cuidados constantes para com a nossa saúde, o que é um grande erro.

O autocuidado e a autoestima estão diretamente relacionados com a saúde, tanto física quanto mental. Diante disso, tem sido cada vez mais necessário cuidar da nossa saúde.

Um dos motivos para praticar o autocuidado é justamente para que possamos nos sentir melhor conosco mesmo.

A grande questão é que, na época do imediatismo, acabamos nos esquecendo de que muito mais do que atingir um nível performático, é vital estar com a nossa saúde em dia.

Afinal de contas, é isso que irá nos dar a garantia de sucesso em todas as ações que nos propormos a desempenhar.

Portanto, tem sido cada vez mais necessário tirar um certo tempo do dia para cuidar de si mesmo. Analisar como anda não só a sua saúde física, mas também mental.

Esse autocuidado é um dos hábitos mais importantes, que todas as pessoas deveriam tomar. Quem tem isso como prática, passa a entender melhor as necessidades e desejos, tanto em termos físicos, mentais e emocionais.

Então, se você quer entender melhor quais são os motivos para praticar o autocuidado, é só continuar sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é autocuidado?

Em suma, o conceito de autocuidado nada mais é que qualquer tipo de ação que você toma em prol do seu bem-estar físico, mental e emocional.

Então, esse é um conceito bem amplo, onde é possível dividir em quatro diferentes tipos, sendo que todos eles contribuem para que possamos nos sentir melhor.

O ideal é que um indivíduo seja capaz de aliar todos esses tipos de autocuidado na sua vida. Então, por mais que hidratar a pele de fato seja uma forma de autocuidado, há outras formas de contribuir para o nosso bem-estar.

Isso quer dizer que a resposta para “o que é autocuidado” tem direta ligação com o fato de nutrir a relação e a conexão que se tem consigo mesmo.

É uma maneira de dar ao seu “eu” exatamente aquilo que precisa para poder viver a vida de maneira feliz, produtiva e saudável.

Além disso, um dos motivos para praticar o autocuidado é justamente porque, a partir disso, é possível obter melhores habilidades cognitivas.

Quais são os 4 tipos de autocuidado?

Para saber melhor sobre os motivos para praticar o autocuidado, é interessante compreender quais são os 4 diferentes tipos.

Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Físico

Um dos principais tipos de autocuidado é o físico, haja vista que esse é o mais “palpável” e, por isso, as pessoas costumam dar mais importância para esse tipo.

Em suma, ele tem direta ligação com o cuidado com o corpo como um todo e, portanto, é vital obter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, dormir bem etc.

No entanto, o autocuidado físico também pode ser mais específico, haja vista que o indivíduo pode passar por situações únicas.

Após uma cirurgia do câncer no reto, por exemplo, o autocuidado se refere justamente ao fato de seguir as orientações médicas.

Agora, em relação às formas de trabalhar o autocuidado físico, podemos citar os seguintes:

  • Pratique exercícios com frequência: exercícios têm uma relação direta muito positiva com a saúde mental também;
  • Ter uma boa noite de sono: noites mal dormidas acabam contribuindo para agravar os transtornos mentais e emocionais;
  • Tenha uma boa alimentação: a alimentação se refere não apenas a boa forma física, mas sim ao bem-estar geral.

Emocional

O autocuidado emocional é um dos mais relativizados, haja vista que é algo um tanto abstrato. No entanto, pode interferir em diversos fatores da nossa vida.

No entanto, o autocuidado emocional está diretamente relacionado com as suas emoções, sendo que ter acompanhamento profissional é essencial nesse caso.

É dessa forma que será possível aprender a lidar, de forma positiva, com todos os sentimentos que existem dentro de si.

Algumas formas de trabalhar o autocuidado emocional é através das seguintes atitudes:

  • Desenvolva a gratidão: ter gratidão pelas coisas aumenta a sensação de bem-estar;
  • Procure hobbies e atividades que elevem o seu bem-estar: opte por fazer algo que tenha vontade e afinidade, mas que nunca teve coragem de fazer.

Social

Ter conexão com outras pessoas é algo fundamental, haja vista que é através da interação social que se torna possível ter momentos importantes e especiais.

Tudo isso gera impactos significativos à nossa vida. Diante disso, é vital construir bons relacionamentos, haja vista que eles irão contribuir para a sensação de bem-estar.

Espiritual

Por fim, o autocuidado espiritual também é muito importante, haja vista que é por meio dele que se é possível ter acesso aos sentimentos de amor próprio, paz e propósito de vida.

Diante disso, pode ser interessante estabelecer uma rotina de meditação, oração e conexão com a natureza, por exemplo.

Procure se achegar naquilo que você acredita e no que lhe faz bem.

Quais são os 7 motivos para praticar o autocuidado?

Para que você compreenda melhor qual é a real importância do autocuidado, separamos os quatro principais benefícios ao praticar esse conceito em sua rotina profissional e pessoal. Confira!

1. Aumenta a produtividade

O que muita gente não entende é que a produtividade está diretamente relacionada com a qualidade de vida de um indivíduo.

Sendo assim, a partir do momento que se pratica o autocuidado, acaba garantindo um melhor bem-estar ao corpo.

Por consequência, é capaz de se concentrar exclusivamente na realização do seu trabalho. Então, a partir do momento que se garante a saúde, pode-se focar em cuidar melhor de outras questões produtivas.

2. Melhora a saúde mental

A nossa saúde mental é tão importante quanto a física, mas o fato é que muitas pessoas não dão a devida importância.

No entanto, um dos motivos para praticar o autocuidado é justamente porque ele inclui esse tipo de cuidado.

Uma das premissas é manter atenção a todas as partes do próprio corpo, e isso inclui também a questão mental. A partir do momento que se tem esse cuidado, torna-se possível obter vários outros benefícios.

3. Aprimora as relações no ambiente de trabalho

Quando você mantém uma rotina de autocuidado, passa a se sentir melhor. Por consequência, existe a tendência de se relacionar melhor com as pessoas.

Então, dentro do ambiente profissional, como você não leva seus problemas pessoais, acaba se tornando tudo muito mais leve.

4. Melhora a qualidade de vida

O autocuidado está diretamente relacionado à qualidade de vida. Quem tem bons hábitos, acaba tendo uma vida melhor e saudável.

Isso acontece porque, quando se tem autocuidado, acaba incentivando algumas práticas que tornam a vida mais saudável, fazendo com que se sinta bem.

Ademais, menos problemas de saúde e maior satisfação profissional irão contribuir, de forma direta, para obter melhor qualidade de vida.

5. Diminui custos com a saúde

Um dos maiores motivos para praticar o autocuidado é justamente devido ao fato de diminuir, de forma significativa, os custos com a saúde.

Isso acontece porque, quando se tem autocuidado, você preza de maneira constante pelo seu bem-estar. Portanto, acaba tendo a preocupação em fazer exames frequentes.

A partir do momento que se tem esse cuidado, o indivíduo consegue evitar com que uma série de problemas se agravem.

Então, quando se tem esses cuidados, é possível conseguir detectar um tumor ósseo benigno logo de início, por exemplo.

E, tendo o diagnóstico precoce de qualquer doença, acaba que o tratamento é muito mais eficiente e se torna até mesmo mais barato.

Quando se tem autocuidado, a pessoa fica atenta à sua saúde e não ignora os sinais que o corpo emana para alertar de que há alguma coisa errada.

Afinal de contas, esse tipo de prática acaba por contribuir para que se tenha mais consciência corporal acerca de si mesmo.

7 motivos para praticar o autocuidado
7 motivos para praticar o autocuidado

6. Cuide-se para cuidar de quem ama

Você é do tipo de pessoa que costuma se preocupar com o bem-estar das pessoas à sua volta? Se sim, esse é um dos motivos para praticar o autocuidado.

Mesmo porque, quando você está bem, acaba sendo capaz de cuidar de outras pessoas que ama, sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho.

O fato é que praticar o autoconhecimento é capaz de lhe ajudar a se manter saudável, a fim de ajudar todos os que amam.

Deve-se esclarecer também que o ato de cuidar de si mesmo não é algo egoísta, mas muito pelo contrário.

Na verdade, é uma forma de também estar habilitado para poder cuidar de outras pessoas que estão ao seu redor.

7. Desenvolve a autoestima e aumenta a autoconfiança

A realidade é que manter a sua autoestima elevada é uma das formas de evitar com que sejamos guiados pelas opiniões alheias.

Mesmo porque, quando se tem uma boa autoestima, evita a possibilidade de duvidar da sua própria capacidade.

Esse exercício ainda é capaz de contribuir para o aumento da autoconfiança, haja vista que, ao cuidar de si mesmo, passa a se conhecer melhor e ainda aprender a confiar em seus instintos e capacidade.

Como praticar o autocuidado?

Agora que você já entendeu melhor sobre os motivos para praticar o autocuidado, com certeza está querendo saber sobre quais formas de praticá-lo.

Quanto a esse respeito, tenha em mente que tudo tem como base a mudança de hábitos e que, portanto, a princípio pode não ser tão simples.

No entanto, tenha em mente que tudo é questão de hábito e que, por isso, é preciso ter consistência dia após dia.

Entenda também que você não precisa colocar tudo em prática de um dia para o outro. Uma dica é tentar escrever uma lista com tudo aquilo que quer fazer.

Escreva em ordem de prioridade, a fim de dar um passo de cada vez. Com certeza vai se tornar mais fácil e dinâmico.

Porém, para deixar tudo ainda mais claro, abaixo iremos mostrar algumas maneiras de incluir o autocuidado em sua rotina:

Se alimente bem

Não há como ter autocuidado se você não tiver uma boa alimentação. Portanto, esse é um dos primeiros hábitos dos quais é preciso ter.

O grande problema é que, devido a correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo de buscar um profissional.

Diante disso, a melhor escolha é procurar por um nutricionista online, onde é possível obter uma estrutura adequada sem sequer sair de casa.

A maneira com que nos alimentamos está diretamente relacionada com o nosso humor e disposição. Por isso, escolha comidas que possam suprir todas as necessidades diárias de nutrientes.

Tente incluir frutas, legumes e verduras em suas refeições. Mas, o ideal é buscar um profissional que seja capaz de lhe passar uma dieta que se adeque às suas necessidades.

Mas, deve-se ter em mente que é preciso se permitir. Comida é afeto, conexão e socialização, e tudo isso também faz parte do autocuidado.

Pratique exercícios físicos

Outra forma de trabalhar o autocuidado é criando uma rotina de exercícios físicos, haja vista que isso oferece bem estar físico e mental.

Ademais, ainda contribui para o bom funcionamento do coração, sistema hormonal, respiratório e ainda contribui para a circulação sanguínea.

De acordo com estudos, o mais adequado seria que as pessoas fizessem 150 minutos de exercício físico moderado por semana, que é mais ou menos 30 minutos por dia.

Mas, se ainda não tem esse costume, tente começar devagar, respeitando seus limites. À medida que for se acostumando, aumente a intensidade e a duração.

Planeje-se financeiramente

Poucas são as pessoas que levam em consideração as questões financeiras quando se fala de autocuidado, mas esse é sim um tópico relevante.

Afinal de contas, o dinheiro pode ser motivo de muito estresse, sendo que a melhor maneira de evitar tudo isso é justamente através de um bom planejamento.

Procure não gastar mais do que ganha e reflita sobre quais gastos pode reduzir para começar a juntar uma reserva.

Aproxime-se da natureza

Não são poucos os estudos que comprovam o quanto o contato com a natureza é capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde e bem-estar.

Portanto, procure caminhar pela praça, bosque etc. Também não há como deixar de mencionar o quanto tomar banho de sol é importante.

Mas, nesse caso, não deixe de tomar os devidos cuidados, como usar roupas adequadas, filtro solar, óculos e coisas do gênero.

Dessa forma, acaba evitando a possibilidade de desenvolver algum tipo de câncer de pele, como o melanoma maligno.

O contato com a natureza ainda é capaz de ajudar nas questões de saúde mental, memória, qualidade do sono e reduzir estresse.

Interaja socialmente

Sim, o autocuidado também depende do contato com outra pessoa, uma vez que ter uma interação social nos ajuda em diversos aspectos.

Estar ao lado daqueles que amamos é uma ótima forma de recarregar as energias e se desestressar.