O setor de construção deve ter grande crescimento nos próximos anos. Para as empresas de construção, esta é uma ótima notícia, pois mais crescimento geralmente significa mais negócios.
No entanto, o aumento tem um preço. Enquanto o setor da construção cresce, o impacto ambiental da construção também causa um alto preço em nosso planeta. De fato, espera-se que os resíduos de construção quase dobrem nos próximos anos.
Felizmente, existem maneiras de reduzir proativamente a quantidade de matérias-primas consumidas junto com os resíduos para diminuir o impacto ambiental em nosso planeta.
No entanto, é preciso mais do que boas intenções. As empresas sérias em melhorar o bem-estar do nosso planeta precisam implementar inovações que reduzam o impacto da construção. Primeiro vamos analisar alguns pontos:
Resíduos de obra, o que são?
Entulhos e resíduos de construção são materiais de construção descartados de operações de construção, remodelação, reparo ou demolição.
Referem-se aos materiais de construção descartados e entulhos criados durante a construção, não utilizados ou danificados. Quando esses resíduos são criados, eles devem ser transferidos para um aterro sanitário, reciclados para novos usos, incinerados ou reutilizados diretamente no local.
Os tipos mais comuns de resíduos de construção são:
- Asfalto antigo
- Tijolos
- Cerâmica e azulejo
- Concreto
- Rochas, troncos
- Gesso
- Metal
- Vidro
- Plástico
- Pedra
- Barro
- Madeira
Impactos ambientais da construção
A construção pode impactar negativamente o meio ambiente. À medida que a indústria da construção cresce, é importante tomar medidas para reduzir o impacto que a construção tem no meio ambiente e isso pode ser feito com a utilização de materiais sustentáveis como o tijolo ecológico e máquinas eficientes como uma máquina de tijolo ecológico.
Como a construção impacta o meio ambiente?
A construção de um novo empreendimento pode causar danos ao meio ambiente de várias maneiras. Algumas coisas que impactam negativamente o meio ambiente incluem:
- Emissões de CO2 – O setor de construção contribui com 25% a 40% das emissões de carbono do mundo.
- Poluição – A construção causa poluição do ar e da água. Os produtos químicos nocivos usados durante a construção podem ser prejudiciais tanto para os trabalhadores quanto para o meio ambiente.
- Resíduos – O processo de construção de novas infraestruturas produz muitos resíduos que acabam em aterros sanitários.
- Queima de combustíveis fósseis – O processo de construção exige a queima de combustíveis fósseis que produz gases de efeito estufa e prejudica o meio ambiente.
- Uso de energia – Os edifícios recém-construídos usam energia que pode aumentar o impacto negativo no meio ambiente.
- Prejudicar a vida selvagem – Durante a construção, a limpeza da vegetação e a escavação podem destruir a vida selvagem e os habitats.
Como aplicar materiais ecológicos em sua obra
Em todos os setores, as questões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente tornaram-se dramaticamente mais importantes, tanto para os clientes quanto para as próprias empresas.
E por muito tempo, a construção sustentável foi pensada como um dos objetivos mais difíceis na busca por práticas industriais sustentáveis.
Uma das melhores formas de promover a sustentabilidade na construção é utilizar materiais diferentes e mais amigos do ambiente. Ao longo dos anos, os inovadores da indústria da construção desenvolveram materiais fortes e leves que têm um impacto muito menor na Terra. Exemplos desses materiais incluem plástico reciclado, bambu, tijolo ecológico e madeira sustentável.
Tecnologia a favor do meio ambiente
A construção verde ou sustentável começa com práticas cotidianas que impactam positivamente o meio ambiente.
Uma dessas tecnologias que vem revolucionando o setor de construção são os sistemas de gerenciamento de construção conectados e baseados em nuvem que ajudam as empresas a se tornarem mais sustentáveis, otimizando as operações, reduzindo o desperdício e melhorando a sustentabilidade em cada projeto.
Não só com a utilização das tecnologias, mas também com a utilização de materiais sustentáveis fazem com que os impactos ambientais em nosso planeta diminuam cada vez mais.