Bagagem extraviada

Bagagem extraviada: Como evitar problemas no aeroporto

Mais de 22 milhões de malas são perdidas a cada ano em todo o mundo durante as viagens aéreas. Isso se deve principalmente a más transferências ou carregamento no avião errado. Mesmo que esses números estejam diminuindo, devido a uma série de ajustes realizados pelas companhias aéreas e aeroportos. Continua sendo uma situação frequente.

No entanto, é possível limitar os riscos, nesta matéria, a Resolvoo listou as melhores dicas para você não ter sua bagagem extraviada, bem como o que fazer caso isso aconteça, como você pode ser ressarcido ou indenizado e quais conselhos os principais órgãos regulatórios dão para que seus pertences não desapareçam. 

Bagagem extraviada: Como evitar problemas no aeroporto

A bagagem certa e uma boa preparação, sem dúvida, evitarão que você tenha sua mala extraviada. Isso também permitirá que você o encontre mais facilmente ao entregar a bagagem. Finalmente, se você perdê-lo de qualquer maneira, será mais fácil para você colocar as mãos nele. 

Como evitar o extravio?

  • Evite bagagem chamativa: menos chance de ser roubado;
  • Personalize sua bagagem: é mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que um fio de palha;
  • Rotule-os: dentro e fora com o endereço de destino, sobrenome, primeiro nome, telefone… A prudência é a mãe da segurança;
  • Remova as etiquetas antigas e os códigos de barras antigos: seria tolice escanear a errada e enviar sua mala para o local da sua última estadia; 
  • Fotografe a sua mala (e do código de barras da viagem): por precaução, será mais fácil encontrá-la;
  • Não coloque seus objetos de valor na bagagem despachada: é melhor mantê-los com você, é mais fácil ficar de olho neles;
  • Prepare uma bagagem de mão de emergência: encha-a com tudo o que pode ser útil nas primeiras horas após a sua chegada e uma roupa extra se sua mala se perder.

O que é bagagem extraviada?

A bagagem é considerada extraviada quando não está presente ao desembarcar do avião. Se durante o período de ausência da sua bagagem, você teve de comprar bens de primeira necessidade (produtos de higiene, roupa interior, etc.), pode solicitar o reembolso à companhia aérea mediante apresentação das faturas.

Identificação

Se notar que a sua bagagem não está presente à sua chegada, comunique imediatamente ao balcão da empresa que operou o último voo para que esta possa registar a sua reclamação e, se necessário, iniciar a busca da sua bagagem.

Se não houver balcão, entre em contato com a companhia aérea o mais rápido possível para informar a ausência de sua bagagem e obter um número de protocolo. Se você estiver de férias, não espere até chegar em casa.

Se a empresa perder minha mala, quais meus direitos?

Se a transportadora admitir a perda de sua bagagem despachada, ou se sua bagagem não chegar ao seu destino em que deveria ter chegado, ela será considerada perdida. Você tem direito a solicitar o reembolso de seus pertences e malas perdidas.

Você deve enviar uma solicitação por escrito à companhia aérea, anexando as faturas de compra das mercadorias perdidas. Se não tiver documentos comprobatórios, pode ser-lhe oferecida uma compensação pelo peso.

Como requerer indenização?

A sua solicitação por uma indenização referente ao extravio de bagagens pode ser feita em apenas 3 Passos simples com a Resolvoo:

  • Verificar a elegibilidade da indenização através de um formulário. 
  • Cadastro do pedido de indenização, Visando auxílio da resolva-o Para que sua indenização seja mais justa possível;
  • Receber a indenização: Agora só basta esperar para que o processo seja finalizado e receber os valores devidos referente ao seu prejuízo.

Qual o prazo máximo para reclamar extravio?

Comunicar as companhias aéreas sobre o extravio de sua mala é importantíssimo para que o processo seja agilizado mais rápido possível após o desembarque dos passageiros têm até 15 dias para fazer a reclamação de um possível extravio de bagagem, porém, aconselhamos que seja feita assim que a bagagem foi dada como perdida.

Seguro viagem

Este item é fundamental para qualquer passageiro, afinal, ele oferece cobertura para qualquer dano e possíveis extravios de bagagens, principalmente bagagens que possam conter itens de valor como eletrônicos, computadores, câmeras, etc.

O que a ANAC diz sobre o assunto?

 A ANAC possui legislações pré-estabelecidas sobre o extravio de bagagens, garantido aos passageiros o direito a ser ressarcidos, ou indenizados, caso as bagagens não sejam devidamente encontradas nos prazos pré-estabelecidos, como 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.