setores industriais

Confira tudo o que você precisa saber sobre setores industriais

Você tem uma distribuidora de produtos químicos ou algum outro empreendimento mas não sabe qual setor industrial ele faz parte? Então esse texto é para você. Nele vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o mundo dos setores industriais.

É muito importante que todo brasileiro tenha conhecimento sobre esse assunto para que entenda o papel de cada setor e também a importância de cada um para o desenvolvimento econômico do país.

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre indústria e setores industriais, assim como tipos de indústrias mais comuns no país e suas funções. Aproveite esse conhecimento para arrasar na roda de amigos e se mostrar conhecedor de uma área tão importante para o Brasil.

O que é indústria?

O que é indústria

Para começar o assunto, é importante entender o que é a indústria e o seu papel para com o país. Portanto, elas são, basicamente, empresas ou organizações que trabalham em transformar matérias-primas em serviços e bens comercializáveis. 

A indústria pode ser classificada em quatro setores: primário, secundário, terciário e quaternário. Esse último o mais novo e que tem apresentado crescimento veloz nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos.

Setor primário

Como o nome já deixa subentendido, esse primeiro setor que acontece a produção a partir da extração de recursos naturais. Ele é comumente ligado a atividades agrícolas, mineração e pesca.

Portanto, neste setor é que serão produzidos os materiais e matérias-primas que servirão de base para o desenvolvimento e produção dos outros setores. Ele, apesar de fundamental para o ciclo industrial, é o menos valorizado.

Setor secundário

O segundo setor da economia é responsável pela indústria. Ou seja, ele tem a função de transformar as matérias-primas do setor anterior em produtos industrializados que posteriormente serão vendidos ou usados por eles mesmo.

Por isso, é correto dizer que o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário. Uma vez que ele produz tanto bens de consumo quanto ferramentas úteis ao seu funcionamento diário. As indústrias automobilística, naval e alimentícia são alguns exemplos deste setor.

Entretanto, é importante salientar que ao mesmo tempo que o setor secundário é responsável por gerar muita riqueza ao país, ele é o responsável pelo maior índice de poluição atmosférica e consequentemente degradação ambiental.

Setor terciário

Este é o setor que é caracterizado como o setor de comércio e prestação de serviços. Nele, portanto, acontece a comercialização de tudo que foi produzido no setor anterior, sendo tangível ou intangível.

Esse setor é concentrado principalmente em países desenvolvidos e apresenta alto valor agregado. Uma vez que para seu bom funcionamento é necessário mão de obra altamente qualificada.  Por fim, fazem parte deste importante setor indústrias de prestação de serviços, como varejistas, empresas de entretenimento e organizações financeiras. 

Setor quaternário

Embora seja um setor novo e às vezes chamado de Terciário superior, ele é responsável pela geração e troca de informações, em áreas como da educação, pesquisa e desenvolvimento.

Ele é altamente tecnológico e seu funcionamento tem o objetivo de melhorar os processos e serviços apresentados à sociedade, favorecendo para uma melhora econômica de todo o país. 

3 tipos de indústrias

1- Indústria de bens de produção

Essas indústrias são aquelas que representam o setor primário, ou seja, tem como função a produção de matéria-prima. Portanto, ela transforma um componente retirado da natureza em um outro material que poderá ser usado para a produção de alguma manufatura final.

2- Indústria de bens de capital

Ela por sua vez está alocada no setor secundário e como dito anteriormente, tem como função produzir materiais e produtos que auxiliem outras indústrias a cumprir suas responsabilidades.

Portanto, ela produz maquinários e equipamentos que serão tanto usados por outros segmentos quanto por ela. Produtos como colheitadeiras e esteiras são produzidos pela indústria de bens de capital.

3- Indústria de bens de consumo

Esse último tipo de indústria tem como finalidade produzir materiais e produtos que serão oferecidos, como produtos finais, para diferentes mercados. Ele é conhecido como Indústria Leve, pois tem como produção os bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos e também os não duráveis, como alimentos.

3 formas de trabalhar na indústria

A partir da Revolução Industrial na Inglaterra e com o passar do tempo e desenvolvimento industrial. Três tipos de trabalho se disseminaram nas indústrias, são eles: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. 

1- Taylorismo

Criado por Frederick Taylor é um técnica de produção em que o funcionário desenvolve apenas a sua tarefa de maneira simples e repetitiva. Portanto, ele não tem a necessidade de conhecer todo o processo produtivo.

Com isso, o trabalho na indústria passou a ser dividido por cargos e tarefas específicas, fornecendo a cada um deles um valor de remuneração diferenciado e com incentivos com base na produtividade.

2- Fordismo

Desenvolvido por Henry Ford, essa maneira basicamente mecanizou o processo do Taylorismo, ou seja, consistia em uma esteira mecânica, que trazia as peças dos carros e cada operário realizava apenas uma ação, ficando parado em frente a esteira.

A velocidade de produção desse avanço possibilitou as indústrias a iniciar o processo de gerar estoques de produtos. Portanto, transformou por completo a maneira como os trabalhadores e as empresas viam o processo produtivo.

3- Toyotismo

Esse modelo, como você já deve imaginar, foi desenvolvido nas fábricas da Toyota, no Japão. Ele consiste em o trabalhador ter o poder de decidir como realizar seu trabalho da melhor forma e se dividir em equipes, para buscar mecanismos de otimizar a produção.

Diferente do fordismo, ele preza pela qualidade e não pela quantidade. Portanto ele busca diminuir custos produzindo apenas o necessário para suprir as demandas do mercado em questão.

Conclusão

Com todas essas informações sobre o setor industrial de um país, ficou claro o quão importante ele é para o desenvolvimento e empregabilidade do país. Portanto, é imprescindível que ele atue de maneira ordeira e cíclica. 

A indústria ou os produtos industrializados fazem parte da rotina de toda a população, por isso é importante que todos tenham noção de como ela atua e como ela se divide.