Você sabe como abrir e manter um escritório de advocacia? A verdade é que praticamente todas as pessoas que se inserem dentro no mercado de advocacia tem o desejo de ter o próprio escritório.
Afinal de contas, trata-se de uma realização de um sonho. Mas, assim como qualquer outra coisa na vida, requer bastante planejamento.
Diante disso, é necessário se perguntar sobre como abrir e manter um escritório de advocacia, até mesmo para ter maior garantia do sucesso.
Esse planejamento envolve ainda a necessidade de fazer investimentos e financiamento, bem como estar de acordo com todos os quesitos legais.
O seu papel é justamente viabilizar tudo isso para que, de fato, esteja mais bem preparado para poder montar um escritório.
Então, se você quer saber sobre como abrir e manter um escritório de advocacia, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber a seguir.
Como abrir e manter um escritório de advocacia?
Há algumas dicas fundamentais para saber como abrir e manter um escritório de advocacia, sendo que é preciso ter bastante disciplina.
Por isso, a dica é você investir em um programa para advogados, haja vista que é capaz de lhe oferecer uma facilidade em administrar uma série de questões.
Agora, em relação a como abrir e manter um escritório de advocacia, as nossas dicas são as seguintes:
Esteja nos conformes legais
A coisa mais importante com certeza se refere a necessidade em estar de acordo com a lei, ainda mais pelo fato de ser um advogado.
Atuando como autônomo, deve ter sido aprovado no exame da OAB, mas não é só isso. Pesquise também se há uma empresa com o mesmo nome ou algo semelhante.
Assim, estará de acordo com o que diz a Lei n° 6.389/1980. Existem diversos órgãos capazes de promover a regularidade de um negócio, fora um pequeno teste de aptidão do advogado para poder abrir seu próprio escritório.
Opte por uma legislação específica
Por se tratar de um negócio público, você ainda deve atender a exigência do setor para escolha de legislação mais específica.
De forma geral, esse cargo é regulado pela Lei n° 8.906/1994, a qual visa abordar a regulamentação da profissão e demais aspectos gerais.
Faça avaliação do mercado
Outra coisa que você deve ficar atento é em relação a necessidade de criar uma estratégia que seja ainda mais inteligente.
Independente do negócio que você tem, ele sempre deve estar aberto à revelia, sem que seja necessário fazer um estudo de mercado para saber se é um negócio viável.
Quanto a isso, pergunte-se:
- Qual o tamanho da minha concorrência?
- Quais são os pontos fortes e fracos daqueles que já estão no mercado?
- Qual área de direito possui maior demanda?
Defina área de atuação
Também é vital definir o caminho que irá seguir, isto é, se será um escritório full service ou apenas de alta especialização.
Na grande maioria das vezes, os escritórios que estão apenas começando tendem a optar pelo full service, onde acabam atendendo mais de uma área do direito.
Mas, ao longo do tempo, segundo a preferência dos sócios e até para o sucesso, é possível sim reconfigurar para um escritório de alta especialização.
Escolha bem o imóvel e seu ambiente
Não há como deixar de mencionar também a importância de reservar um espaço que seja agradável e bem localizado.
O ideal é que o local em si aspire confiança e ainda passe um bem-estar para todos os seus clientes e também associados.
Então, na medida do possível, procure investir em assentos confortáveis, decoração acolhedora, e coisas do gênero.
Não se esqueça do controle financeiro
Por fim, para poder ter a garantia de que o seu negócio irá resistir, é de grande importância manter o seu controle financeiro.
Leve em consideração esse fator desde o começo, pois dessa forma você terá uma previsibilidade de gastos.
Nesse sentido, é preciso contabilizar tudo, apenas tenha a ciência de separar os gastos pessoais do da empresa.