Deep Learning

Deep Learning: veja 3 aplicações cotidianas da inteligência

Técnica que aproxima máquinas da inteligência humana traz benefícios para a sociedade

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial (IA), que é uma maneira revolucionária de aprendizagem de máquinas, transformando-as em robôs — praticamente da maneira como víamos em filmes e séries dos anos 80 até o começo dos anos 2000.

O chamado Machine Learning (aprendizagem de máquinas) evoluiu consideravelmente nos últimos vinte anos, e a inteligência artificial se tornou uma das principais frentes de trabalho e conhecimento de máquinas.

No entanto, é importante destacar que uma IA possui diversos níveis de maturidade do modelo cognitivo — quando se trata de uma máquina com funções mais básicas, ela pode ser considerada com uma baixa maturidade.

Porém, quando é necessário aproximar a sua capacidade a de um cérebro humano, uma frente que é aplicada para essa prática se chama Deep Learning (Aprendizagem Profunda).

O que é deep learning?

De modo geral, o deep learning é baseado no machine learning para que, com uma grande quantidade de dados e várias camadas de processamento de informações e algoritmos, um computador consiga aprender coisas por si mesmo e executar tarefas parecidas com as dos seres humanos. Trata-se de uma técnica que aproxima o cérebro humano do “cérebro” das máquinas.

E como o deep learning pode afetar o nosso dia a dia? Confira algumas das aplicações dele a seguir.

Recomendações de acordo com seu perfil

Sabe os anúncios que você recebe nas redes sociais e que parecem ter “lido a sua mente” por oferecer algo que você precisa ou deseja? 

Essa é uma forma de deep learning, que oferece ao usuário conteúdos que podem ser do interesse dele com base nos dados compartilhados no momento de abertura de conta em uma rede. Praticamente todas as redes e serviços de streaming, hoje, atuam com esse método para oferecer novos produtos aos clientes.

Diagnósticos

O deep learning também consegue atuar na área da saúde, de maneira a ajudar médicos a diagnosticar pacientes com maior precisão. O reconhecimento de padrões de imagem mais alinhados aos sintomas descritos pode fazer a diferença na hora de diagnosticar uma doença.

Reconhecimento de imagem

Sem dúvidas, um dos grandes impactos do deep learning na sociedade é o reconhecimento de imagem, que revolucionou o uso de dispositivos eletrônicos e segurança. A máquina é capaz de reconhecer padrões, além de identificar objetos, pessoas e animais.O reconhecimento facial, por exemplo, é um recurso que torna o uso de smartphones muito mais seguros — e hoje modelos como iPhone 14 e outros dispositivos Android já oferecem essa possibilidade aos clientes.