Look monocromático

Look monocromático: o que é e como usar com estilo

look monocromático é uma tendência que apareceu em passarelas internacionais e nacionais, mas não demorou muito para começar a fazer parte do guarda-roupa de fashionistas de todo o país.

A forma mais conhecida de usar o look monocromático é o tradicional “all black”, mas existem outras maneiras de apostar na tendência e compor looks arrasadores. Se você quer aprender a montar looks com a tendência da temporada, confira nossas dicas!

Entenda o que é monocromático

Como o próprio nome já diz, a tendência monocromática significa usar peças da mesma cor em todo seu look. Essa peça pode ser uma peça inteira, como um vestido ou macacão, ou ainda peças separadas, desde que tenham o mesmo tom.

A moda do monocromático não fica restrita apenas aos looks, mas também vem sendo amplamente utilizada na decoração de ambientes, por exemplo. E, diferente do que muita gente imagina, o monocromático não é tedioso, pelo contrário, ele pode ser extremamente fashion e até mesmo elegante.

Quais são as melhores cores para montar seu look monocromático neutro?

Todas as cores podem ser utilizadas para compor um look monocromático, mas para quem prefere um visual mais neutro e elegante, algumas cores podem ser mais adequadas, principalmente para utilizar em ambientes formais ou corporativos.

Inclusive, para quem nunca apostou na tendência monocromática, começar pelas cores neutras é uma maneira de se acostumar com a proposta e ir aos poucos arriscando, conforme for se tornando mais confiante.

Abaixo, confira as opções de cores neutras para montar o seu look monocromático:

Preto

Não há dúvidas de que o preto é uma das cores preferidas e também uma das mais fáceis de compor um look monocromático. Extremamente elegante, é uma das cores que mais transita em diferentes estilos.

Uma forma de dar um up na produção all black é apostar em texturas diferentes nas peças, como estonados, rendas, paetês, couro, entre outros. Para você acertar nas suas produções e ter muita criatividade o ano todo, separamos esse artigo com dicas para apostar no look all black!

Bege

Assim como o preto, o bege é uma cor que traz mais elegância para o visual, principalmente para quem gosta de um estilo mais minimalista e clássico.

Inclusive, esse é um tom que se tornou grande tendência nos últimos tempos, sendo muito utilizado por diversas celebridades, como Kim Kardashian e Kylie Jenner.

Para deixar esse visual ainda mais elegante, vale apostar em acessórios, como um belo mix de colares. Caso seja necessário completar o visual com alguma peça extra, blazers e cardigans são ótimas sugestões para dar um up no look.

Tons terrosos

Outra opção neutra de cor para apostar no look monocromático são os tons terrosos. Nessa cartela de cores, existem diversas opções de tons que você pode apostar para compor seu visual.

Nos últimos meses, os tons de caramelo e terracota se destacaram na cartela dos terrosos. Extremamente elegantes, são a cara do inverno, mas podem ser facilmente adaptadas para as outras estações do ano. Um look monocromático nessa tonalidade é pura elegância e sofisticação.

Cinza

O cinza também é uma cor atemporal e neutra, que tanto consegue ser usada com elegância quanto despojado. Uma maneira de compor um look monocromático elegante com essa cor é, por exemplo, apostando em peças de alfaiataria, como calças e blazers. Essa é uma ótima aposta para o ambiente de trabalho.

Já para um look despojado usando a mesma cor, você pode apostar em modelagens amplas e peças de moletom, como uma calça jogger e um casaco de moletom, sendo uma proposta interessante para ambientes informais.

Quais são as melhores cores para montar seu look colorido monocromático?

Porém, para um look monocromático, não é necessário usar apenas cores neutras. Pelo contrário, a grande tendência das últimas temporadas é justamente os looks com cores vibrantes.

Principalmente para o verão, essa é uma proposta super interessante que consegue unir uma jovialidade extra ao look, mas caso seja necessário, também é possível mantê-lo extremamente elegante. Confira as opções de cores mais usadas a seguir:

Rosa

Do rosa bebê ao pink, o rosa é uma excelente opção de cor para quem deseja apostar no visual monocromático. Essa é uma cor extremamente feminina que destaca todos os tons de pele e combina muito bem com todo tipo de ocasião.

A escolha das peças e o tecido é fundamental para que você consiga transitar com facilidade entre o look despojado e o look elegante. Para quem busca mais sofisticação, pode apostar em tecidos nobres, como linho e seda. Já para os looks mais despojados, sarja e moletom são ótimas escolhas de materiais.

Azul

O azul também é uma cor que você pode abusar das possibilidades de tom para compor o look monocromático. Para quem busca mais formalidade, o azul-marinho é uma escolha muito inteligente, pois transmite seriedade e classe.

Já para quem gosta de um look super fashionista, o azul royal, também conhecido como azul bic, é uma ótima opção de cor. Inclusive, esse é um tom de azul que já desfilou em diversas passarelas internacionais, se tornando uma grande tendência.

Verde

O look monocromático verde é considerado uma aposta super moderna e ousada. Dependendo da tonalidade escolhida, também pode ganhar status fashion. Os tons mais abertos de verde são ótimas escolhas para o verão e ambientes mais descontraídos.

Já se você deseja apostar nessa cor para seu look monocromático de trabalho ou até mesmo em algum evento noturno, a escolha dos tons mais fechados pode ser uma ótima opção que transmite mais elegância e sofisticação.

Amarelo

O amarelo é uma cor super brilhante, alegre, que chama atenção e é a escolha perfeita para quem gosta de ousar na escolha do look monocromático. Quando usado por pessoas de pele negra, ele realça ainda mais a pele, garantindo um visual belíssimo.

Como usar looks monocromáticos com estilo?

Não há dúvidas de que o visual monocromático veio para ficar. Esse é um look estiloso e descomplicado, pois você não precisa perder muito tempo pensando em combinações, sendo uma ótima opção para quem não tem tempo a perder.

Agora que você já conheceu algumas opções interessantes de cores para compor seus looks monocromáticos, existem dicas que você pode colocar em prática para deixar seu visual monocromático ainda mais interessante. Confira a seguir:

Escolha as peças conforme a ocasião

Independente da cor escolhida, na hora de definir as peças, essa decisão deve ser pautada na ocasião em que ela será usada. Por exemplo, em ambientes que pedem mais formalidade, opte por peças de alfaiataria. Já para looks casuais, pode-se escolher peças mais despojadas.

Prefira tons sóbrios para transmitir mais requinte

Os tons sóbrios e neutros são excelentes opções para quem deseja um visual mais sofisticado, para transmitir elegância. Nesse caso, vale apostar em tons como azul-marinho, preto, branco e até mesmo tons de cinza mais fechados.

Distribua acessórios para valorizar o visual

Os acessórios têm poder transformador em qualquer look. Quando falamos na produção monocromática, eles têm papel fundamental para dar mais destaque para o look. Por isso, opte por colares, pulseiras, braceletes e até mesmo acessórios de cabelo, que são muito bem-vindos.

Combine os calçados com o look

Não podemos esquecer que os sapatos também fazem parte do look. Então, se eles forem da mesma cor que as peças escolhidas, o look fica ainda mais monocromático. Mas caso não seja possível, você pode escolher sapatos de cores neutras, como preto ou branco, para não interferir tanto na sua produção.

Não há dúvidas de que o look monocromático se transformou em uma tendência atemporal e que não pretende sair de moda tão cedo. Fácil, descomplicado, estiloso e versátil, homens e mulheres são beneficiados com esse tipo de produção! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!