Como usar acessórios masculinos

Como usar acessórios masculinos? Dicas para montar looks

Para aprimorar o seu guarda-roupa e dar um toque especial ao seu look, é necessário saber como usar acessórios masculinos. Essa é uma ótima maneira de enriquecer o seu estilo pessoal, afinal, esses detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é dar personalidade ao seu visual!

Com isso em mente, separamos as principais dicas para, não só você, aprender como usar acessórios masculinos, mas também construir uma imagem que verdadeiramente represente a sua identidade. Cada acessório escolhido refletirá e dará um up considerável no seu estilo. Confira mais a seguir!

Conheça os principais tipos de acessórios masculinos

Nos tempos antigos, os acessórios masculinos sempre foram mais do que simples adições ao visual. Eles faziam parte da expressão individual e na demonstração de status. Desde os egípcios aos romanos, os acessórios eram símbolos de poder e riqueza.

Com o passar dos séculos, esses acessórios evoluíram e acompanharam as mudanças nas preferências de moda e ideias sobre masculinidade. A partir disso, vamos conhecer os principais tipos de acessórios masculinos mais usados hoje em dia:

Colares

Os colares masculinos oferecem várias possibilidades para dar um up no estilo. Entre eles há diversos modelos para escolher, desde os mais casuais até os mais elegantes. Pode-se optar também pela escolha de pingentes, que podem ou não ter significado especial, o que pode adicionar mais personalidade a produção.

Dentre os materiais, há opções em aço, prata, ouro, couro, etc. As cores prata, dourado e preto são as mais requisitadas. Uma das opções que você precisa conhecer são os modelos de colares de aço para homens modernos, com opções de alta qualidade e resistentes à ação do cloro ou meios salinos, além de opções com diferentes designs super estilosos.

Pulseiras

Outro acessório muito usado por homens e que podem deixar o visual muito mais interessante. Existem diversos tipos de pulseiras, como as de aço, pedras naturais, couro, entre outras.

O legal, é que dá para usar mais de uma opção, e escolher por modelos diferentes, como de aço combinada com uma de pedra. Claro, que isso pode depender da ocasião, mas, em geral, são bastante versáteis e estilosas.

Anéis

Anéis, assim como pulseiras, são daqueles acessórios que oferecem opções para todos os gostos e ocasiões. Existem anéis mais simples e tradicionais, mas também há modelos mais arrojados e elaborados.

Por isso, os homens têm a liberdade de escolher os anéis que mais combinam com seu estilo pessoal. Além de expressivos, os anéis podem ter significados especiais, principalmente se tiverem simbolismo ou valor sentimental.

Brincos

Hoje em dia, os brincos masculinos estão super na moda. Também há uma variedade de estilos, então dá para escolher algo que combine com o gosto e o estilo de vida de cada um. As opções vão desde os studs mais discretos aos mais elaborados, como argolas, cheios de personalidade.

Óculos de Sol

Óculos de sol masculinos são acessórios super funcionais, pois, além de fornecer estilo ao look, ajudam a proteger os olhos. E quanto aos modelos, existe uma infinidade de opções para escolher, como os aviadores, clubmaster, wayfarer, redondos, e muito mais.

Além do design, também é possível escolher a cor da armação e das lentes, que podem fazer total diferença na produção. Desde opções mais clássicas e elegantes até os mais descontraídos e ousados.

Relógios

Relógios para homens são daqueles itens que não podem faltar. Um acessório que une praticidade e estilo. Eles não só marcam as horas como também revelam muito sobre a personalidade e o gosto de quem os usa. A diversidade é enorme e vai desde os mais clássicos e discretos até os modelos mais robustos e esportivos. 

E não é só pela aparência: muitos vêm com funcionalidades extras, como cronômetros, função para chamadas, calendários, resistência à água e câmera, trazendo mais praticidade durante o uso.

Cinto

Um cinto faz toda a diferença. Há aqueles mais simples e outros bem mais trabalhados, dando aos homens a chance de deixar o visual com a cara do lugar e da ocasião.

O cinto não é só para manter as calças no lugar, também é um jeito de completar o look de uma forma stylish. Dá para variar entre um look mais sério ou algo mais descontraído, através de opções em couro, em lona, entre outros.

Carteira

As carteiras são peças que contribuem para a imagem de um homem. Possuem designs tradicionais como também modelos com um toque mais moderno. As cores mais usadas são a preta, café e marrom, porém, é possível encontrar em outras tonalidades, como cinza e caramelo.

O tamanho também é uma escolha, entre carteiras mais finas e discretas ou aquelas maiores com mais compartimentos para guardar coisas.

Bonés, chapéus e gorros

E os acessórios para a cabeça? Temos muitas opções, como o boné, um item super funcional na moda masculina. Possuem uma pegada mais casual e esportiva, e podem ser adicionados em looks com esse estilo.

Vale também apostar em chapéus, como o bucket hat, o modelo sensação do momento, ideal para quem gosta de composições urbanas e streetwear.

Quanto aos gorros, especialmente nos meses mais frios, não só aquecem, mas também adicionam um estilo descomplicado e urbano ao look. Com diferentes modelos disponíveis, são uma boa opção para combinar com vários looks.

Mochila e bolsas

Mochilas são super práticas para o cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou em atividades ao ar livre. Com estilos diferentes e modernos, elas auxiliam para que você tenha conforto e espaço para organizar tudo de maneira eficiente.

Também tem as bolsas masculinas, como as shoulder bags, que estão com tudo nas ruas, com uma pegada mais esportiva e streetwear, como também opções mais requintadas, como a bolsa estilo carteiro, confeccionada em couro, perfeita para ambientes corporativos.

Harmonize os materiais de cada acessório

Harmonizar os materiais de cada acessório é fundamental para criar um visual coeso e equilibrado. Para isso, preste atenção nos materiais de cada item, a fim de conseguir combiná-los no look de forma mais interessante.

Não precisa serem totalmente dos mesmos materiais, tendo apenas um detalhe que remeta ao material já é o suficiente para compor diferentes acessórios num mesmo look de forma prática. Por exemplo, colares de aço, combinados com acessórios que sejam ou tenham detalhes em aço, como anéis, cintos com fivelas no mesmo tom de aço, relógio na mesma tonalidade, entre outros, ficam muito mais harmoniosos no visual.

Aposte nas tonalidades semelhantes

Apostar em tonalidades semelhantes é uma escolha inteligente. Quando você escolhe acessórios com cores próximas, você cria uma aparência mais unificada. Combine um cinto marrom com sapatos na mesma tonalidade para um equilíbrio visual.

Escolher roupas com cores que se complementam adiciona elegância. Esse é um jeito simples, porém eficiente, de escolher as cores e ajuda a criar um visual melhor e mais harmonioso visualmente.

Cuidado com excessos

Um bom jeito de ter noção sobre como usar acessórios masculinos é evitar exageros para garantir uma moderação estética. Prefira algo mais minimalista e selecione alguns acessórios com cuidado para complementar o visual sem torná-lo excessivamente carregado.

Ter atenção aos excessos não só te mantém elegante, como permite que cada acessório tenha seu papel distinto, o que também ajuda bastante de maneira equilibrada para o conjunto geral.

Atenção com a ocasião e dress code

É fundamental que consideremos a ocasião e o dress code quando falamos em como usar acessórios masculinos, uma vez que isso influencia diretamente na adequação do visual em si.

Em eventos mais formais, a escolha de acessórios clássicos e discretos, como relógios e abotoaduras, é mais apropriada. Mas, em situações informais ou casuais, pode-se escolher acessórios mais cotidianos, como bonés, óculos de sol, entre outros.

Acerte no tamanho de cada acessório

Cuidado e atenção ao tamanho das pulseiras, colares, brincos, anéis e outros acessórios. Sempre evite ao máximo peças demasiadamente grandes que possam tornar seu uso desconfortável e desleixado. A proporção é a chave de como usar acessórios masculinos e resultar em um impacto estético positivo.

Equilibre cada acessório com o look por inteiro

É primordial equilibrar a maneira em como usar acessórios com o look como um todo para criar uma apresentação esteticamente atraente. Certifique-se de que os acessórios não dominem nem se percam no visual, mas sim complementem a produção.

Quando escolher as peças que se integram naturalmente ao estilo e à paleta de cores do look em questão, você consequentemente irá garantir uma harmonia visual que valoriza cada elemento.

Escolha os itens que conversam com seu estilo pessoal

Escolher peças que conversem com quem você é e com a sua personalidade proporciona autenticidade visual e torna os acessórios que você usa uma extensão natural do seu gosto pessoal

O jeito em que você decide como usar acessórios, seja ao optar por peças clássicas ou algo mais moderno, a decisão consciente vai além das tendências da moda. Isso reflete, principalmente, uma expressão autêntica da sua individualidade.

Entenda que os acessórios vão além de simples complementos, eles se tornam parte essencial de sua identidade visual. E, de maneira sutil, pequenos detalhes têm o poder de te deixar mais belo ainda! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!