O mercado de empreendedorismo está em alta atualmente. Por isso é muito importante que os novos e antigos empreendedores consigam gerar ainda mais valor e força para suas marcas.
Com o objetivo de estimular o desejo e a visão positiva dos materiais ou serviços oferecidos, as empresas precisam investir na personalização de produtos para atrair o maior número de clientes possíveis.
O conjunto de estratégias para atingir um lugar de destaque dentre os vários concorrentes do mercado, a gestão da marca são práticas que definem o que é conhecido como branding.
O que é branding?
Branding é o conjunto de estratégias escolhidas para gerir a empresa, agregando cada vez mais valor e propósito à marca. São processos que vislumbram resultados de curto, médio e longo prazos.
A marca, pelo conceito de branding, precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Com isso, é preciso passar para todos os stakeholders ou públicos de interesse da marca, a visão e identidade visual da marca.
Uma boa estratégia de branding vai favorecer o crescimento regular de sua marca, sempre influenciando na maneira como ela será interpretada e percebida pelo público. O branding tem a função de ganhar a mente e o coração dos consumidores.
Qual a importância do branding?
Como citado anteriormente, a concorrência do mercado mudou completamente a maneira como a gestão de marca é vista hoje. A personalização de produtos e uma experiência única e individual se tornaram mais importantes que apenas vender um produto.
O branding exerce o poder de consolidar a marca no mercado. Ele é importante para passar a sensação instantânea ao consumidor sobre aquela marca. Sabe aquela marca que você pensa rapidamente sobre as características e o porquê ela é tão consolidada?
Então, esse processo intuitivo só acontece devido ao forte trabalho de branding da marca. O branding cria conexões fortes e sensações, fatores que serão levados em consideração no momento de decisão de compra do consumidor.
Confira 4 benefícios do branding
1- Aumentar o conhecimento e reconhecimento da marca
Um dos primeiros passos das estratégias de uma boa gestão de marca é a definição de uma identidade visual. Através dela que a marca irá apresentar aos stakeholders o valor de todo o trabalho e se diferenciar dos demais concorrentes.
Logotipo, personalização de produtos, embalagens são maneiras de criar o engajamento e reconhecimento da marca. O propósito da marca precisa estar evidente nas identidades visuais dos pontos de divulgação da empresa.
2- Tornar sua marca mais atrativa
Os valores do negócio sustentam a aceitação da marca perante os consumidores, criando um elo entre o consumidor e a organização. Esses valores precisam estar alinhados com os valores e interesses do seu público-alvo.
É comum que consumidores tenham interesse em comprar e consumir produtos ou serviços de marcas que possuem os mesmos propósitos e valores que os seus. Essa conexão favorece o crescimento da marca e o entendimento do consumidor.
3- Facilita os resultados do marketing
Uma marca consolidada e reconhecida consegue atrair mais clientes, além de manter por mais tempo consumidores fiéis.
Com isso, torna mais fácil a tarefa dos responsáveis pela divulgação e marketing da marca por já possuir uma gama grande de clientes imersos nos valores e entendimentos do negócio.
4- Identificação com a marca
A identificação com a marca é essencial para o desenvolvimento da marca. Com isso, independentemente dos cenários econômicos nacionais ou pessoas, os seus consumidores continuarão almejando os produtos que você tem a oferecer.
São várias as identificações que uma marca pode proporcionar, como negócios que lembram a infância, que são usados por diversas gerações na nossa família, que relembram fases da vida ou recordam bons momentos etc.
Como fazer branding?
A primeira iniciativa a ser tomada para uma boa gestão de marca é, sem dúvidas, entender o significado dela e o que ela tem a oferecer. O que a sua marca acrescenta ao seu consumidor ou ao mercado que a faz ser única.
Uma plataforma de marca é o conjunto de fatores da sua marca que vão auxiliar seus consumidores a se conectarem com ela. Como dito anteriormente, essa iniciativa vai ajudar a comunicar melhor sua essência com seu público
1- Identidade Visual
É a coerência visual da sua marca que ajuda a criar o entendimento na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, tipografia e cores. Quanto mais coerente sua identidade visual for, mais rápida será a associação na mente de quem está em busca de seus produtos.
- Adeque seu logo: os trabalhos feitos para o impresso são diferentes dos feitos para a web. Portanto é essencial que o consumidor tenha facilidade de leitura e entendimento da sua logo.
- Desenvolva um manual da marca: nele você irá colocar todas as cores que a marca pode ter, qual tipografia deve ser usada na criação dela, quais os códigos das cores e como ela deve ser aplicada em materiais e versões verticais e horizontais.
- Defina um estilo: ele vai direcionar o modelo a ser seguido na produção e criação de novos produtos e propagandas.
2- Estratégia
É a responsável pela transmissão dos valores não visuais da sua marca, como valor e propósito. Com um planejamento bem desenvolvido o consumidor vai poder se identificar com muito mais que apenas o produto ou serviço.
- Definir a personalidade da marca: se a sua marca fosse uma pessoa, quais adjetivos ela teria? O que ela apresentaria?
- Tom de voz: escolha uma linguagem compatível com o seu público
- Canais: procure onde está o seu público, quais canais eles mais consomem, site, redes sociais e outros.
- Conteúdo: apresente o que se foi prometido, a embalagem é importante mas o que está dentro precisa estar coerente com a proposta.
Conclusão
A partir de agora é a sua vez de pôr a mão na massa e fortalecer o poder da sua marca. Aumentar o reconhecimento do seu público através de todas as ferramentas apresentadas acima.
Faça com todas essas dicas uma marca que gere ainda mais desejo, identificação e paixão nos seus consumidores. Certamente com o investimento no branding sua marca vai alavancar as vendas.