Uma das partes mais difíceis sobre como fazer um personagem no jogo é escolher um nome para ele.
É incrível que tanta coisa vai depender do título de um jogo. É provavelmente a única coisa que o jogador vai ver antes de qualquer outro aspecto do jogo, por isso deve refletir a experiência ou pelo menos excitar o jogador.
Todo o trabalho árduo colocado em personagens, objetos interativos, inimigos e qualquer outra coisa depende do jogador escolher jogar o jogo. Em qualquer site de jogos, há centenas de jogos para escolher, então como o seu se destacará? Um bom nome é uma maneira de começar!
Então, como você escolheria um nome para jogos? Há alguns fatores diferentes.
1) Curto, mas não muito curto
As pessoas não querem ler uma frase. 1-3 palavras devem ser tudo, e mais ou menos deve encontrar uma maneira de diminui-lo. Isso também salva a questão da otimização do site, uma vez que títulos mais longos resultam em layouts de site quebrados.
Os proprietários de sites ficam exigentes e abreviam (ou até renomeam) seus jogos se eles não se encaixarem no tamanho padrão do nome do jogo. Pelo contrário, um nome de jogo minúsculo vai ter problemas para obter qualquer exposição. Se o seu jogo foi nomeado “Ak”, então ele será diminuído facilmente por outros títulos.
Bons exemplos: “Grow Cube”, “Modern Tactics” ou “Drunken Masters”
2) Torne-o otimizado para pesquisa
Nomear um jogo “Flash Game Fun” provavelmente vai enterrar o seu jogo tão longe nos resultados de pesquisa que qualquer pessoa que tente pesquisá-lo falharia. Use uma única palavra ou combinação de palavras que sejam interessantes juntas.
Meu jogo “Knights of Rock” tinha duas palavras-chave muito diferentes envolvidas e contém os primeiros 11 resultados do Google. Pelo contrário, meu jogo “Ocean Explorer” provavelmente poderia ter tido um título melhor e está escondido nas profundezas do resultado da pesquisa #8.
Bons exemplos: “Unfair Platformer”, “Metro Siberia” ou “Doodle Defender”
3) Evite palavras só para preencher
Colocar “Diversão” ou “Jogo” no seu título é provavelmente uma das coisas mais clichês que você pode fazer, a menos que seu jogo vise explicitamente uma dessas palavras (como o jogo “O Jogo Mais Difícil do Mundo”).
Essas palavras são apenas um preenchimento… é algo que faz qualquer jogo ir de “O Título Emocionante” para “O Título Emocionante Divertido” ou “O Jogo de Título Emocionante”. Não parece profissional e soa brega.
Além disso, você nunca deve usar “Meu Título: O Jogo”, a menos que seu jogo já tenha sido um filme, livro ou outra mídia; “O Jogo” só deve ser usado quando você precisar diferenciá-lo de outra mídia.
Exemplos: “Ultimate Gardening Game”, “Fun Traffic Jump” ou “Shutterbug Fun”
4) Fique atento a nomes duplicados
Os jogos devem sempre obter uma pesquisa rápida na web para garantir que o título do jogo ainda não tenha sido usado. Nomear um jogo e, em seguida, perceber que o título já foi usado apenas torna o seu trabalho mais difícil.
Além disso, se o seu jogo compartilhar uma grande parte do nome com o jogo de outro (como “Guerras de Defesa a Lápis” e “Lutador de Defesa a Lápis”), considere passar para outro título. Tenha cuidado para que seu jogo também possa compartilhar um título com um livro, filme ou álbum de música popular.
5) Use palavras incríveis que você sabe como usar
Apanhe o seu público desprevenido com uma palavra cativante. Não estou dizendo para usar uma palavra que ninguém jamais entenderia, mas dedique um tempo para pensar em boas palavras.
Veja a palavra “girar”, por exemplo. Outras opções podem incluir “redemoinho”e assim por diante. Mas sempre use palavras que você entenda completamente. Nunca use palavras que você tenha pouco conhecimento, pois isso pode levar a um futuro embaraço gramatical.
Bons Exemplos: “Prelúdio Bowmaster”, “Porão do Monstro” ou “Pandemia”
Consegue soletrar?
Suponha que seu público tenha um nível de ortografia da quarta série quando você faz um jogo. As pessoas não vão ser capazes de soletrar “Agathokakological” se decidirem procurar o seu jogo. Se você tiver problemas para soletrar de memória, então pule-o.
7) Faça sua própria palavra
“Indestructotank” é um bom exemplo disso. A palavra é obviamente a combinação de “Indestrutível” e “Tanque”, o que permite que um jogador que procura encontrá-lo facilmente (corrija-me se eu estiver errado Tony). Também é inteligente e espirituosa o suficiente para se destacar como um bom título. Se você optar por fazer sua própria palavra, certifique-se de que é fácil de soletrar e apenas modifique ligeiramente uma palavra ou grupo de palavras.
Bons exemplos: “Indestrutotank”, “Luminara” ou “Exorbis”
8) Torne-o relacionado ao seu jogo
É fácil ficar preso em um título feito de um monte de palavras legais que não têm nada a ver com o jogo. Evite esse problema comum, pelo menos atraindo para algum elemento do jogo. Meu jogo “TBA” atrai muita confusão por causa da falta de descrição, enquanto jogos como “TwoThree” fazem o trabalho. Um bom título que constrói uma relação com o jogo também constrói uma relação com o jogador, o que permite que o jogador se lembre do título no futuro!
Bons exemplos: “Descida”, “Cubo” ou “Alpha Assualt”
9) Evolua seus títulos
Não crie um título de jogo e cumpra-o! Altere constantemente as palavras para obter ideias diferentes. O mais provável é que seu jogo mude durante toda a produção, então não se preocupe em ficar com suas armas até soltá-lo.
Aqui está uma progressão que fiz recentemente:
1) Aboleo Genesis – Aboleo é uma palavra confusa para soletrar.
2) Anima – Descobri que não era a palavra certa em latim.
3) Animus – Descobri que era o nome do computador do Assassin ‘s Creed.
4) Gênesis – Muito semelhante ao livro bíblico, quando por conta própria.
5) Gênese do Espectro – Lá vamos nós!
10) Tenha cuidado ao usar palavras específicas do gênero
Usar as palavras “Tower Defense” em um jogo hoje em dia vai deixá-lo facilmente perdido na multidão: “oh olha… apenas mais um jogo de defesa de torre”. Isso também vale para jogos que têm a palavra “lutador” ou “atirador” neles.
Não evoque uma sensação de avareza quando você pode ir para o incrível. Apenas tenha cuidado com o quão generalizado você faz suas palavras. Isso não quer dizer que bons jogos não tenham saído de palavras específicas de gênero; “Street Fighter” e “Desktop Tower Defense” foram ambos esplêndidos. Mas estes jogos foram definição de gênero por conta própria, então, a menos que você joga está ajudando a fazer história, pode ser melhor evitar termos comuns.