Clínicas de Recuperação ajudam a salvar pacientes com dependência química e Alcoolismo

Clínicas de Recuperação ajudam a salvar pacientes com dependência química e Alcoolismo

Número de atendimentos aumentou desde a pandemia. Entenda melhor sobre como escolher a clínica certa.

Desde a pandemia, alguns números têm alertado as áreas de saúde no Brasil: o país registrou um aumento de 54% no atendimento de dependentes químicos e alcoólatras. Os dados são do Ministério da Saúde e comparam os anos de 2019 a 2020. Nesse contexto, as clínicas de recuperação têm desempenhado um papel fundamental para reintegrar os pacientes à sociedade.

Essa visão humanizada, acolhedora e de reintegração é destacada por Luíz Gustavo Teixeira Das Neves, Assistente Psicossocial na Clínica de Recuperação Recanto Green Life. Ele salienta que mais do que receber o paciente, também é necessário entender o que ele precisa e acolher a família.

“As pessoas ficam desesperadas sem saber como ajudar o parente que tanto amam. Por isso, nossos profissionais prestam atenção ao todo, enxergam cada um pelo que são”, explica o Assistente Psicossocial da clínica de recuperação em São Paulo.

Outro ponto importante que ele cita na hora de escolher a melhor clínica de recuperação para dependentes químicos e o Alcoólatra é a equipe. No caso do Recanto Green Life, que presta atendimento 24h, o foco é integrar todas as áreas da saúde com profissionais multidisciplinares. Para isso, há atendimento com clínico geral, psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e terapeutas.

Além da experiência dos profissionais, Luíz Gustavo ressalta que um diferencial para a reabilitação dos pacientes é a empatia. “É apenas assim que conseguimos identificar, sentir e compreender a necessidade de acolhido e da sua família”, salienta.

No caso do Recanto Green Life, o trabalho é baseado em quatro pilares principais, incluindo apoio psiquiátrico, fortalecimento espiritual, apoio terapêutico e restabelecimento físico. O lema do local também mostra reforça a importância do olhar empático e acolhedor: é preciso abdicar do seu próprio eu para cuidar do outro.

Luíz Gustavo alerta que em algumas situações é necessário trabalhar com a internação involuntária, pois é o único caminho para auxiliar na quebra da compulsão e desintoxicação. Embora existam ainda muitos preconceitos sobre o assunto, o Assistente Psicossocial explica que esse tipo de procedimento pode ser feito com total responsabilidade e sucesso.

A clínica de recuperação Recanto Green Life atende desde casos de alcoolismo até outros problemas de saúde mental, dependência química e com serviço de resgate 24h. No site https://recantogreenlife.com.br/ e no Instagram @recantogreenlife é possível acompanhar mais e conhecer o trabalho da clínica.