Quando as redes sociais nasceram, um dos principais objetivos era conviver com pessoas à distância, conectar-se com familiares ou amigos, ou reencontrar aquelas pessoas que pararam de se ver há anos. Com o tempo, seu uso se diversificou, desde entretenimento , denúncias, notícias , e até como canais de venda de marcas e como casa de novos empreendedores.
Este uso generalizado tem causado um maior tráfego de pessoas nas redes sociais na medida em que 98% dos consumidores digitais também são usuários das redes sociais, dos quais 74% confiam nelas na hora de tomar decisões de compra e 55% dos compradores fazem pesquisas ativas nas redes sociais, revela o Global web index e o instituto de marketing digital.
Isso representa uma área de oportunidade de crescimento para todas as marcas, basta saber se posicionar, mas como? Para isso, o eBay, plataforma de comércio eletrônico, compartilha seis dicas para ter um melhor desempenho nas vendas online.
Identifique as redes sociais onde seu público está
É importante que você gere conteúdos atraentes e de qualidade que impactem o consumidor-alvo. Se o que se busca é ampliar o público e chegar a outros países, é aconselhável usar um idioma ou terminologia relacionada à localidade, ou usar um idioma neutro como o inglês.
Você pode aprofundar nesse assunto conhecendo a comunidade Seminarios Online Hotmart.
Conheça sua concorrência
Analisar quem são seus principais concorrentes ajudará você a ter uma ideia de como funcionam as postagens nas redes sociais deles e pode ser um bom ponto de partida para você decidir com o que vai contribuir e qual valor agregado pode oferecer.
Não se trata de replicar outras estratégias, mas de criar sua própria visão. Para expandir para outros territórios, vale também saber quais produtos você oferece que não são encontrados em outros países.
Crie conteúdo envolvente
Além de cuidar para que as fotos e vídeos postados tenham uma boa composição, é importante oferecer um conteúdo interessante. De mãos dadas com a qualidade, você deve cuidar para manter a consistência entre as publicações nas redes sociais e o que é publicado na loja ou site.
Por outro lado, publicar listas de dicas, frases inspiradoras e postagens que agregam valor à sua marca servirá para gerar engajamento.
Criar uma comunidade
As redes que fazem sucesso é porque geram conversa entre quem as segue.
Faça com que seus clientes em potencial se sintam ouvidos, crie conversas com pesquisas, vídeo ao vivo e respondendo a comentários e mensagens diretas. Convide-os a publicar seu pedido quando ele chegar e ofereça promoções ou descontos para estimular a interação.
Orientar e promover suas postagens
Quando chegar a hora, será importante que você comece a investir recursos para alcançar mais clientes em potencial.
Para isso, será importante que você conheça sua clientela para que possa direcionar melhor os anúncios e alcançar resultados mais rápidos. Isso também ajudará você a encontrar públicos em outros países, o que o incentivará a começar a exportar seus produtos de uma maneira melhor.
Crie um perfil atraente
Use todas as ferramentas possíveis para que seu perfil reflita a identidade de sua loja. Destaque as perguntas frequentes, exiba o link da sua loja, comentários positivos e informações de contato para gerar um bom impacto desde o início.
“Isto permitirá a quem se aproxima pela primeira vez ter clareza sobre o tipo de produtos que tem e a qualidade do serviço que está a oferecer”, indica a plataforma.
Conseguir avaliações, pode ser uma boia ideia, não é algo fácil, tanto que algumas pessoas optam por comprar avaliações facebook, mas conseguir avaliações da forma correta é importante e te permite crescer nas redes sociais.