pitanga preta

Pitanga preta: O que é e quais são os seus benefícios

Você sabe o que é pitanga preta e quais benefícios elas podem gerar para seus consumidores? Saber as características e as vantagens que ela gera é essencial. Até porque a pitanga preta é rica em propriedades e ajuda na saúde.

Mas, os benefícios desta fruta vai além de apenas gerar bons resultados para o organismo e saúde de quem a consome. A pitanga preta também é utilizada para fazer óleos essenciais, Incensos, dentre outros produtos que fazem bem para o bem-estar.

Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo completo para você conhecer as principais particularidades da pitanga preta. Por isso, continue com a gente e vamos juntos na leitura deste conteúdo!

Afinal, o que é pitanga preta?

Em primeiro lugar, as pitangas são frutas utilizadas de forma bastante variada na culinária. Por exemplo, receitas de sorvetes, bolos, tortas, dentre outros pratos. 

Fora isso, tem o fato de suas folhas oferecerem alguns benefícios medicinais, que são totalmente úteis para a medicina popular.

Qual a origem dessa planta? Então, a pitanga é uma planta nativa da Mata Atlântica e pode ser vista com diversas cores, como vermelha, amarela, roxa, preta e laranja. 

Em relação a Pitanga Preta, também conhecida como Pitanga de jardim, Pitanga preta selvagem, Pitanga Una tem o significado de “fruta preta com pele fina”.

Algumas características e vantagens da pitanga preta

No caso das características dessa planta, precisamos iniciar destacando as folhas, que possuem aromas elevados. Por isso, são bastante utilizadas para fazer óleos essenciais e na produção de produtos como shampoo, perfume, sabonete, dentre outros.

Além disso, tem um detalhe que encanta a maioria das pessoas: o sabor da fruta da pitanga é doce. 

Por esse motivo, também são utilizados na produção de caipirinhas, sucos, geleias, bolos, dentre outros produtos. Aliás, não podemos esquecer de destacar um ponto sobre a pitanga preta, ela possui: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Cálcio, Fósforo, Ferro.

Fora o fato de ser uma fruta rica em propriedades, a pitanga é uma das espécies mais cultivadas na Mata Atlântica. 

E como falamos acima, a folha dessa planta tem uma variedade de benefícios para o organismo do ser humano. Por exemplo: combate a obesidade, ótimo antioxidante, tem ação anti-inflamatória, calmante e diurética.

Quais são as características da árvore de pitanga preta?

Primeiramente, entenda que a árvore de pitanga preta pode chegar a ter uma altura entre 3 e 6 metros. Além de ter os frutos comestíveis, a árvore de pitanga preta também é muito adorada devido aos seus efeitos ornamentais.

Essa espécie possui uma folhagem densa com floração e uma madeira que chama atenção de muita gente. Inclusive, as madeiras desta árvore já quase levaram a espécie à extinção.

Voltando a falar um pouco mais de outras características, as folhas dessa espécie têm um comprimento de aproximadamente entre 1 a 3 cm de largura. No caso dos frutos, vale destacar que possuem uma consistência firme e são adocicados. 

Na verdade, são bem semelhantes aos frutos da pitangueira mais conhecida, a “Eugenia Uniflora”.

Como cultivar a pitanga preta
Como cultivar a pitanga preta

Como cultivar a pitanga preta?

Então, vamos lá! A pitanga preta é uma espécie de planta que você pode cultivar em qualquer canto do Brasil. Isso porque é uma planta totalmente maleável que tem uma boa adaptação boa nas condições mais adversas.

Ou seja, ela se adapta ao frio e também ao calor da sua região. Em relação a temperatura, o pé de pitanga consegue suportar entre 5 e 40 graus. 

E tem mais, essa espécie pode se cultivar em morros com altitudes mais elevadas e também em regiões que estejam a nível do mar.

Você acha que os benefícios de cultivar uma árvore dessa espécie acabaram por aqui? Uma das grandes vantagens da árvore de pitangueira é a possibilidade de se cultivar em vasos. 

Mas, só tenha atenção com um detalhe: o vaso deve dar o suporte necessário para a árvore crescer de forma saudável. Embora essa espécie não alcance alturas exorbitantes, ela é ótima com uma planta decorativa. 

Além disso, ainda garante a você aquele combo irresistível: folhas com um aroma excelente e frutos bem saborosos.

Como adubar o solo para uma pitangueira?

Primeiro, pegue um bloquinho e uma caneta. Pronto! Dessa forma, você vai poder anotar essas dicas de ouro sobre  como adubar a sua árvore de pitanga preta. Vamos nessa!

Como dissemos anteriormente, a pitangueira é uma árvore bastante maleável com o clima, ou seja, se adapta bem tanto em climas quentes quanto em climas frios. 

No entanto, você precisa preparar o solo com alguns cuidados. Prepare a terra com duas partes de areia, uma de composto orgânico e uma de terra vegetal.

A cada três meses é necessário adubar com farinha de osso, que você pode encontrar facilmente em lojas de jardinagem.

Além disso, tem um ponto para quem deseja ter frutos com mais rapidez, a partir de quatro anos, pode os ramos inferiores que nascem de forma constante. 

Assim, você consegue estimular o crescimento dos galhos superiores, consequentemente, terá frutos mais rápido.

Por fim, outra dica de ouro: para ter frutos maiores e mais adocicados, regue sua árvore todos os dias durante um período de três semanas, sempre depois da floração.Dessa maneira você certamente vai ficar encantado (a) com o resultado. 

Conclusão

Agora que você acompanhou esse conteúdo completo com a gente, certamente já sabe os benefícios que a pitanga preta oferece para a sociedade, não é mesmo?

Além dos frutos deliciosos que a pitangueira possui, vale lembrar um detalhe: com o aroma dessa espécie é possível criar óleos essenciais, que tem um toque cítrico e marcante, que garante boas sensações para seus consumidores.

Sendo assim, comece a utilizar a pitanga preta no seu dia a dia e tenha todos os benefícios que essa espécie pode oferecer!