Tênis que mudou o rumo do design e não pode faltar no seu armário.
De todos os tênis que resultaram de diferentes colaborações entre grifes e estrelas do esporte, os tênis de Kobe Bryant estão entre os mais espetaculares de toda a indústria. Sim, é claro que há o Jordan coroando esta categoria de tênis; mas você precisa saber que existem outros modelos e alianças que também foram – e ainda são – importantes para a cultura popular e para o mundo dos calçados esportivos. Cujas silhuetas e conceitos revolucionaram da mesma forma a forma como nos vestimos, cada vez mais atentos aos preceitos do streetwear.
Kobe, o eterno Laker, foi um dos melhores jogadores de toda a história da NBA e sempre foi considerado um dos maiores nomes de sua geração; sua morte trágica tornou sua lenda e legado ainda maiores. Da qual podemos resgatar, obviamente, a sua fundação e as enormes ações que com ela realizou, mas também joias do mundo das sapatilhas que continuam a aproximar os seus fãs com o espírito do mítico Black Mamba.
Se é fã de tênis esportivo e de moda urbana, deve saber que ao longo da sua carreira este jogador foi autor de colaborações muito interessantes com empresas de design. Algumas dessas silhuetas você conseguirá obter facilmente, outras nem tanto e exigirão um pouco mais de esforço para encontrá-las; no entanto, você deve estar ciente de sua existência e dar a si mesmo a oportunidade de procurá-los. Seu guarda-roupa nunca mais será o mesmo se você fizer um desses pares.
Aqui estão os tênis Kobe Bryant que vão deixar você ainda mais cool.
Nike Zoom Kobe ‘Grinch 6’
Uma colaboração que nos surpreendeu quando apareceu pela primeira vez. Um sapato que se tornou um verdadeiro item cobiçado no mundo dos tênis e que homenageia o personagem natalino mais estranho de todos: o Grinch, criado pelo Dr. Seuss. Reparem nas suas escamas, no jogo de texturas, nas cores precisas e no corte muito, muito estilizado. Não tem como não se apaixonar por essa silhueta do Tênis Nike Zoom Kobe.
AD da Nike Kobe
Um design que exemplifica perfeitamente a mentalidade Mamba que o Sr. Bryant tanto espalhou. Decotado com materiais leves em diferentes tons de cinza, eles se tornam um jogo de sofisticação e atitude com aquele salto metálico, cujos reflexos alcançam um efeito ombré iridescente quase holográfico. Uma beleza absoluta que definiu a tendência em calçados esportivos em meados dos anos 2010.
Nike Kobe V Protro ‘Caos’
Uma revisitação de 2020 do clássico lançado quase uma década antes. Um modelo com texturas ousadas, detalhes espetaculares e uma paleta de cores que nos deixou sem palavras. Um modelo que piscou para a identidade mais maníaca do mundo dos quadrinhos: o Coringa. Verdadeiramente, um design disposto a deixar o caos em seu rastro.
Adidas KB8 (também conhecido como Crazy 8)
Seu primeiro desenho próprio com a adidas após sua temporada de estreia e com o qual conseguiu fazer as pessoas prestarem atenção não só em suas jogadas, mas também no que vestia. Parte da linha “Feet You Wear” da adidas, este é um verdadeiro tênis de alto desempenho e uma das silhuetas de basquete mais leves da época. Fato importante: Em 2007, o adidas KB8 foi descontinuado porque Kobe não estava mais com a adidas, então o modelo foi rebatizado de adidas Crazy 8 e você ainda pode conseguir reedições em cores diferentes.
Adidas The Kobe (também conhecido como Kobe One)
Um tênis que conseguiu ter um visual completamente diferente do que era conhecido anteriormente no basquete. Para este modelo, a adidas e a Kobe decidiram também trabalhar de mãos dadas com a Audi e tentaram transformar o seu carro mais vendido —o Audi TT— numa sapatilha que captasse igualmente o espírito do jogador. O resultado? Um tênis muito futurista, à frente de seu tempo e que parecia volumosamente estranho para o olhar do público. No entanto, este é o nosso modelo favorito na GQ porque, antes de tudo, é uma previsão de tudo o que parece espetacular nos tênis hoje; mais tarde, porque Kobe ganhou seu primeiro campeonato da NBA com este modelo e silenciou todos os comentários ruins que isso poderia causar. Simplesmente maravilhoso