Entenda o que é essencial para aumentar a resistência na musculação

Entenda o que é essencial para aumentar a resistência na musculação

Adequação dos hábitos de vida, exercícios e suplementação podem contribuir para performances vigorosas na rotina de treinos

A musculação é uma das atividades físicas mais completas e que melhor auxiliam no emagrecimento e na manutenção da saúde, mas se caracteriza como exercício de alto esforço muscular. Por essa razão, demanda acompanhamento e preparação adequados para garantir a qualidade e segurança da prática.

Começar a fazer musculação pode ser desafiador, especialmente para pessoas com baixa resistência física. Nessas situações, se tem como regra seguir uma estratégia de intensidade gradual nos treinamentos para que o corpo consiga obter o preparo adequado em termos não só de força, como de condicionamento cardíaco, vascular e pulmonar.

Preparo muscular

Iniciantes que desejam potencializar o ganho de fôlego e resistência durante as séries de musculação precisam aderir às orientações profissionais e não evitar os treinos. Além da persistência e frequência na academia, mudanças na alimentação e rotina ajudam para que os resultados de performance sejam mais eficientes.

  • Mude os estímulos musculares

O corpo tende a se adaptar aos treinos, por isso variar os exercícios para trabalhar diferentes músculos ajuda a aumentar a energia corporal. Portanto, o ideal é intercalar as séries de explosão muscular com atividades específicas de resistência e agilidade. 

  • Faça repetições mais rapidamente

Aliar a velocidade ao levantamento de peso impulsiona o metabolismo e, consequentemente, traz benefícios para a resistência física. De igual maneira, diminuir o tempo de descanso entre as séries faz com que o corpo se fortaleça. Apenas atente-se para realizar essas alterações sob orientação de um profissional.

  • Prefira ir de escada

Trocar o elevador e a escada rolante pelos tradicionais lances de escada é o clássico exemplo de uma solução prática e eficiente. Seja em casa, no trabalho ou na própria academia, essa opção permite que o organismo estimule o vigor cardiorrespiratório e muscular durante a subida e descida.

Mudanças na dieta 

Ainda que a prática regular de atividades físicas, sobretudo a musculação, ajude na perda de peso, ela não consegue sozinha garantir a saúde. A fim de assegurar o controle glicêmico e a preservação do sistema cardiovascular, esse hábito precisa estar acompanhado de uma dieta equilibrada. 

A associação entre a queima de gordura e a “autorização” para o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em gordura, açúcar e sódio é um dos mitos do universo da musculação e pode prejudicar o desempenho dos iniciantes. O recomendado é que o prato de quem se exercita seja composto, preferencialmente, por alimentos naturais. 

O que se come no pré e pós-treino também impacta no desempenho durante a atividade física. De modo geral, a escolha dos preparos deve considerar o gasto energético, a composição corporal e as necessidades nutricionais. Além das refeições e de uma rotina alimentar adequada para a necessidade individual, existem os suplementos que fornecem força e resistência ao organismo, como é o caso da creatina pura. Essa suplementação, inclusive, é indicada para treinos de alta intensidade, que incluem a musculação.