dicas para escolher os brinquedos de Natal

7 dicas para escolher os brinquedos de Natal

O fim de ano já está chegando e com ele o Natal. Sendo assim, é muito comum que os adultos presenteiem as crianças nesse feriado, mantendo vivas as tradições. Contudo, são muitas as opções de presentes disponíveis no mercado, como os brinquedos de plástico, feitos com injeção de plástico e moldes de injeção. Como consequência, é comum ficar perdido na hora de escolher o ideal para os pequenos. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 7 dicas de como escolher os brinquedos de Natal. 

Considere a idade da criança

O primeiro passo é pensar na idade e faixa etária da criança que pretende presentear. Isso porque, existem muitas opções disponíveis para comprar e saber a idade ajuda a escolher um brinquedo mais adequado e que ela realmente irá gostar. Dessa forma, você reduz as opções e tem uma melhor orientação sobre os itens. 

Os brinquedos geralmente são divididos em três fases da infância, como os que ajudam no desenvolvimento da fala, estimulam o raciocínio, etc. Contudo, independente do que desejar, considere sempre sua idade.

Pense na utilidade da peça

O melhor presente é aquele que consegue unir o útil ao agradável e para a criança isso não é diferente. Sendo assim, uma boa dica é pensar em mimos que podem durar mais tempo ou que o pequeno consiga usar em diferentes ocasiões. Dessa forma, fica mais fácil agradá-lo, além dos pais e mães. Inclusive, as chances de a criança se lembrar de você com carinho serão ainda maiores. Além disso, dependendo do presente, até mesmo os pais são ajudados. 

Observe a qualidade e segurança

Outro ponto muito importante é a qualidade e segurança do brinquedo, pois quando falamos de crianças, isso precisa ser levado muito a sério. Sendo assim, escolha o presente observando se ele realmente oferece garantia de resistência segurança. Lembre-se ainda que um brinquedo deve contar com os selos de qualidade, como o do Inmetro, por exemplo. Agora, se preferir dar uma roupa, o tecido deve ser confortável e antialérgico. Por outro lado, um calçado precisa ter, pelo menos, solado antiderrapante e material atóxico. 

Considere o gosto do pequeno

Por mais óbvio que possa parecer, muitas pessoas não consideram o gosto das crianças, mas sim os seus próprios e acabam errando na hora de presenteá-las. Obviamente, isso não significa ceder a caprichos, principalmente se o item não for adequado para a idade delas, mas ainda assim a preferência dos pequenos precisa ser considerada. Afinal, pode ser que algo que você ache bonito não seja do gosto deles, causando frustração para ambas as partes. 

Prefira dar um brinquedo do que muitos

É importante lembrar também que muitos pais e crianças se atentam à quantidade em vez da qualidade do presente. Contudo, isso pode saturar o pequeno, fazendo com que ele perca atenção rapidamente e já parta para o próximo brinquedo. Por outro lado, ao dar somente um, você garante que ele manterá sua atenção naquele, dando mais valor e evitando dispersões. 

Monte um kit

Para crianças pequenas, o melhor são brinquedos que estimulem o movimento e motricidade, como os esportivos e peças de montar. Sendo assim, você pode montar um kit com diferentes brinquedos e que promovam sua evolução e desenvolvimento. Isso não significa ir contra o que falamos no item anterior, pois aqui serão brinquedos simples e que se complementam, como mansinhas de modelar, blocos de madeira, brinquedos de papel etc. 

Não considere apenas a moda

Por fim, mas não menos importante, muitos brinquedos ficam em evidência devido às ações de publicidade. Isso afeta o psicológico das crianças e também dos pais. Contudo, é importante não seguir somente a moda, mas também o gosto dos pequenos e a utilidade do brinquedo. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza de que a escolha do brinquedo ideal para a criança será muito mais simples e rápida. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, assim como fazer pesquisas na internet e nas lojas físicas. Afinal, os preços podem variar bastante e com isso você consegue economizar e ainda dar o brinquedo que a criança sempre quis. Além disso, não deixe para comprar de última hora, pois além de o valor subir, você corre o risco de não encontrar o que gostaria.