Buscas por seleção brasileira acompanham os jogos

Buscas por seleção brasileira acompanham os jogos

Saiba como Copa do Mundo pode transformar a Black Friday de 2022 em recorde de faturamento

É de conhecimento comum a paixão do brasileiro por futebol, principalmente quando se trata de um evento como a Copa do Mundo; as rivalidades entre times, religiões e opiniões políticas são postas de lado, e todos vibram a cada lance, chute e defesa que a seleção brasileira faz em campo. 

Porém, não é só no campo que esse entusiasmo se mostra; segundo um levantamento do Google, a busca por bens de consumo relacionados à seleção e ao evento da Copa do Mundo no Catar teve uma disparada, quando comparada com o mesmo período em copas anteriores.

Segundo essa pesquisa do Google, os itens que mais sofreram aumento de buscas foram televisores (1.000%), sofá de seis lugares (400%), receitas de feijoada (309%) e barril de choppe (247%), quando comparados com o mesmo período da Copa de 2014, realizada no país.

Por que houve esse aumento?

Diversos fatores podem ser levados em conta para o aumento da pesquisa desses produtos. Um deles pode ser o tempo desde a última vez que a seleção levantou a taça de campeã. 

O Brasil conquistou o pentacampeonato em 2002, e passaram-se 20 anos desde a última conquista. Esse é o segundo período mais longo entre taças que o Brasil já passou, sendo superado apenas pelo hiato entre as Copas de 1970 e de 1994 (nesse caso, foram 24 anos de espera).

O Brasil foi campeão pela primeira vez em 1958; 4 anos depois, em 1962, foi campeão novamente. Passaram-se 8 anos para o tricampeonato, em 1970, 24 anos para o tetra, em 1994, e 8 anos para o penta. 

Isso mostra que o brasileiro não está acostumado a passar longos períodos longe do tão amado título de campeão mundial, o que apenas fomenta a vontade da seleção e da torcida de ver a sexta estrela ser bordada sobre o escudo da camisa amarela.

Além dessa gana por vitória sentida pela população, existe uma coincidência com as datas dos jogos desta edição da Copa do Mundo. Isso porque os jogos acontecerão entre 20 de novembro, com a abertura da Copa, e 18 de dezembro, a grande final. 

Esse período coincide com a Black Friday de 2022, que acontecerá no dia 25 de novembro, apenas uma semana após o início do evento esportivo. Com essa proximidade entre os dois eventos, boa parte da população se sentiu mais apta a comprar itens que tenham relação com o evento para assistir aos jogos com mais conforto junto dos amigos.

O que dizem as pesquisas?

Segundo um levantamento feito pelo Ibope Conecta, 73% dos entrevistados irão assistir aos jogos em casa, sozinhos ou com amigos, apenas 10% em bares ou restaurantes, 7% no trabalho e 5% em eventos que possuem transmissão ao vivo.

Esse dado revela a tendência de torcedores se juntarem nas casas de amigos para assistirem juntos e explica por que o número de buscas por smart TV, sofás e churrasqueiras subiu tanto. 

Sabendo desses dados, as maiores redes varejistas já estão apontando grandes descontos para esses produtos nesta Black Friday, que possivelmente terá um recorde de faturamento pela conjunção dos dois eventos.