começar uma monografia de Direito

Como começar uma monografia de Direito?

Toda pesquisa científica, independente da área, requer um planejamento para ser elaborada com sucesso e em tempo hábil. Então, se você não sabe como começar uma monografia de Direito, inicie a sua jornada por um pré-projeto de pesquisa. 

O pré-projeto antecede a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Logo, o seu papel é organizar as etapas da investigação científica e o desenvolvimento do método. 

Neste artigo, você vai ver algumas dicas de como começar a monografia de Direito e garantir nota 10 na avaliação da banca. Acompanhe!

Dicas de como começar uma monografia de Direito

1 – Escolha uma área

Em primeiro lugar você deve escolher uma área de concentração para realizar a pesquisa. Portanto, analise os seus anos de faculdade e identifique a sua disciplina favorita. Ela pode conter o objeto a ser pesquisado na monografia. 

2 – Defina o tema

Um bom tema de TCC é aquele que gera curiosidade e inquietude. Logo, escolha uma temática instigante dentro da área de formação que você definiu no tópico anterior.

Além disso, tenha em mente que a temática não pode ser muito ampla, pois não há muito tempo para um estudo extenso. Então, para delimitar o tema, responda duas perguntas: O quê? Onde?

Para tornar algo mais específico, você pode pensar em pontos como grupo de pessoas, espaço ou tempo. Por exemplo, se a sua intenção é estudar Direito de Família na monografia, então considere analisar um grupo específico, como é o caso da união homoafetiva. 

Na hora de escolher uma temática, considere os temas atuais da área de Direito. O assunto escolhido precisa ser relevante para a sociedade e ter bibliografia disponível. 

Evite temas batidos, ou seja, aqueles que já possuem muitos trabalhos acadêmicos relacionados. Esse tipo de pesquisa gera uma discussão que já não evolui e que, portanto, não resulta em conhecimento. 

3 – Identifique um problema

É impossível começar uma monografia de Direito sem antes conhecer o problema. Logo, esse tópico corresponde a questão que será resolvida com o estudo. 

Para chegar à problemática perfeita, responda: O que vou investigar? Além disso, tenha em mente que todo problema de pesquisa deve ser apresentado na forma de pergunta. 

4 – Construa uma justificativa

O próximo passo na jornada é explicar as motivações da pesquisa científica. Então, você pode consultar um exemplo de justificativa de TCC para ter uma noção de como é estruturada essa parte do projeto. 

Em suma, a justificativa retrata o problema dentro de um contexto e traz as razões para o estudo fazer sentido. 

5 – Escreva os objetivos

Todo trabalho deve ser movido por um objetivo geral, ou seja, o que se deseja alcançar com a pesquisa. Esse tópico deve estar alinhado com a problemática, ou seja, ter a mesma abordagem do problema. 

Além disso, também é preciso listar alguns objetivos específicos, que correspondem às etapas necessárias para atingir o objetivo geral. 

Sendo assim, ao escrever os objetivos, tenha o cuidado de utilizar alguns verbos especiais que indicam ação e estão relacionados aos níveis de cognição. A taxonomia de bloom pode te ajudar muito nesta etapa. 

6 – Pense na fundamentação teórica

Observe os objetivos específicos que você listou, pois eles devem ser trabalhados no referencial teórico da pesquisa. Portanto, a fundamentação teórica é a relação de conceitos e autores que serão estudados para embasar os argumentos do trabalho. 

Caso você não encontre bons materiais para leitura, peça indicações para o seu orientador. Ele com certeza conhece livros, legislações e artigos científicos que tratam sobre o assunto investigado. 

7 – Apresente a metodologia

A metodologia de pesquisa é uma das partes do projeto que mais geram dúvidas entre os estudantes. Nesta seção, é necessário fazer o enquadramento do método considerando itens como abordagem, instrumentos e procedimentos. Em outras palavras, a metodologia é o passo a passo de execução da pesquisa. 

Quem faz Direito, por exemplo, geralmente adota como procedimento a pesquisa bibliográfica, afinal, é comum consultar livros, leis e jurisprudências. Estudo de caso, levantamento de dados com aplicação de questionário e pesquisa documental também são exemplos de técnicas muito utilizadas em monografias. 

8 – Escreva os resultados esperados

Com base na fundamentação teórica, emita uma opinião sobre os resultados que você espera alcançar com a pesquisa acadêmica. É um bom momento para levantar as hipóteses do trabalho, que serão confirmadas ou refutadas no final da investigação. 

9 – Defina um cronograma

Por fim, organize um cronograma para definir pequenas entregas e datas. Assim, você consegue se planejar com antecedência e não corre o risco de perder prazos. 

10 – Aplique as normas da ABNT

Com o projeto de pesquisa aprovado, você já tem condições de iniciar o trabalho e cumprir as etapas previstas no cronograma. Posteriormente, na hora de escrever a parte escrita, lembre-se de aplicar as normas da ABNT desde o início.

Conclusão

A elaboração do projeto de pesquisa é fundamental para começar uma monografia de Direito. Sem concluir essa etapa, você não consegue visualizar os aspectos  formais do seu trabalho e tampouco dar um “pontapé” inicial na escrita. Portanto, siga os passos e faça o planejamento o quanto antes.