Como escolher o tipo de tinta certo para pintar a casa

Como escolher o tipo de tinta certo para pintar a casa?

Cada vez mais pessoas procuram uma construtora GDV em Campinas, a fim de realizar reformas na casa ou apartamento, garantindo um imóvel muito mais bonito e aconchegante. Afinal, são diversos detalhes envolvidos e quanto mais profissionais especialistas estiverem no projeto, melhor será o resultado.

No entanto, também é importante fazer algumas pesquisas por conta própria, a fim de garantir maior clareza e agilidade enquanto estiver conversando com a construtora. Nesse sentido, a tinta do imóvel é um dos pontos mais importantes e impacta diretamente no visual dos cômodos.

Sendo assim, é importante saber como escolher a ideal e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas. Vamos lá? 

Saiba onde irá aplicar a tinta

O primeiro ponto para escolher a tinta mais adequada é definir os locais e materiais que serão pintados. Isso porque, existem diferentes tipos disponíveis no mercado e cada um deles será mais indicado para diferentes situações. Por exemplo, uma tinta para área externa não é tão interessante de usar na sala. 

Além disso, considere também o material que vai receber a tinta, pois cada um irá receber e se adaptar à tinta de uma maneira. Ou seja, uma tinta indicada para madeira pode não garantir o mesmo efeito estético se aplicada no metal. Sendo assim, o recomendado é conversar com especialistas e entender o que é melhor para sua casa. 

Conheça os tipos existentes no mercado

Como falamos, existe uma grande variedade de tintas disponíveis no mercado e cada uma atende a diferentes necessidades. Sendo assim, é importante conhecer quais são os tipos para entender o que é mais indicado para você. Confira abaixo: 

Látex ou PVA

Essa tinta possui acabamento fosco e é mais indicada para espaços internos e secos, podendo ser aplicada em alvenaria, gesso e madeira. Ela tem base solúvel em água e secagem rápida. 

Tinta acrílica

Com resinas acrílicas em sua composição, essa tinta é bastante resistente, podendo ser aplicada tanto nas paredes internas quanto externas e também em áreas molhadas. Ela possui acabamentos fosco, semibrilho e aceitando. 

Esmalte

A tinta esmalte é resistente à chuva e pode ser solúvel em água ou solvente, devendo ser aplicada com rolo de espuma ou pincel. Ela é ideal para superfícies de madeira ou metal e áreas externas. 

Verniz

Indicado para proteger superfícies como a madeira, ele pode ser usado em ambientes internos e externos, possuindo boa variedade de cores e acabamentos. 

Óleo

Com acabamento fosco ou brilhante, essa tinta é impermeável, mais usada em móveis, portas e janelas de madeira, ferro ou aço. 

Epóxi

Por fim, a tinta epóxi é usada principalmente em locais que exigem alta durabilidade e resistência à umidade, água, substâncias químicas e abrasão, como pisos, azulejos e fibras de vidro em banheiros e cozinhas. Ela exige mão de obra qualificada devido ao preparo específico necessário. 

Considere a iluminação do ambiente

A iluminação do ambiente é outro ponto fundamental. Isso porque, de acordo com a cor das luzes e incidência de luz natural, a cor escolhida irá se comportar de formas diferentes. Portanto, isso precisa ser considerado para que você escolha o tom ideal para o efeito desejado. 

Nesse sentido, se a luz natural for predominante no local, a cor será mais próxima do real. Se as lâmpadas forem amarelas, os tons seguirão essa mesma linha, ficando mais quentes. Por outro lado, se as luzes forem brancas e frias, a cor terá um tom azul aventurado. 

Estilo de decoração 

Por fim, mas não menos importante, a cor da tinta precisa conversar com o estilo de decoração. Por exemplo, tons mais vivos e vibrantes combinam melhor com decorações modernas e em estilo retrô, mas não se encaixam em ambientes clássicos, rústicos ou minimalistas. Sendo assim, considere o efeito que deseja para o espaço e a cor mais adequada para deixar o local harmônico e confortável visualmente. 

Então, agora que você sabe como escolher a tinta ideal para seu novo lar, já pode conversar com sua construtora de confiança. Lembre-se que ela possui profissionais especializados, que sabem exatamente o que precisa ser feito e poderão orientar da melhor maneira possível todas as escolhas da obra. Com isso, você garante o melhor resultado da reforma, aliando estética, conforto, sofisticação e praticidade.