Como dirigir Hilux automática

Como dirigir Hilux automática? Saiba aqui!

Você quer saber mais sobre como dirigir hilux automática? Então você chegou ao local certo, pois hoje esse artigo irá tratar apenas sobre isso.

A Hilux é um carro que os brasileiros amam por causa de seu bom desempenho. Além disso, caso estrague, é fácil encontrar peças, como um bico injetor para Hilux, por exemplo.

Contudo, as novas versões são automáticas e podem gerar uma certa estranheza para quem antes tinha uma manual.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre como dirigir hilux automática, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Um pouco de história

Um par de décadas atrás, as caixas de velocidades automáticas eram reservadas para carros chamados premium. 

O mais comum era que os veículos contavam com transmissões manuais, principalmente porque estas eram mais baratas de manter e, tecnicamente, mais fáceis de implementar. 

Os avanços tecnológicos no mundo do motor levaram-nos a um cenário em que a transmissão automática, que pecava de demasiadas falhas eletrônicas, é tão eficiente como uma manual.

Tudo o que você precisa saber sobre condução automática

Alguns motoristas inexperientes duvidam da segurança ao dirigir um carro automático, mas isso se deve à sua desinformação. 

O habitual é temer algo que você não enfrentou anteriormente, embora todo esse medo acumulado desapareça no momento de andar em um carro de transmissão automática. 

Estas caixas de velocidades foram fabricadas para levar o piloto a uma experiência de condução eficiente e confortável.

Vamos por passos. A primeira coisa que você precisa saber sobre um carro automático é que você só usa o pé direito. O esquerdo não é necessário, uma vez que o clássico pedal da embreagem não é incorporado no seu design

Os dois pedais disponíveis são manuseados com o pé direito, e são o acelerador (direita) e o dedicado ao freio (centro). 

Como dirigir hilux automática?

De fato, como dirigir hilux automática é como qualquer outro carro, por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis para você:

Primeiro passo

Como em qualquer veículo, o primeiro passo é ligar o carro. Para isso, normalmente você terá de pisar no pedal de freio e acionar o botão dedicado à ignição do motor. 

Uma vez com o motor ligado, sua viagem pode começar. Claro, verifique se você está em conformidade com as medidas de segurança, tendo os espelhos devidamente alinhados e o cinto de segurança protegendo você.

Segundo passo

Em seguida, acione a alavanca de marchas. Você a encontrará à direita, a poucos centímetros do volante. Tem apenas duas marchas. 

Uma delas é para se mover para a frente e, pelo contrário, a outra permite que você se desloque para trás. Antes de engrenar uma marcha, é aconselhável pisar levemente no pedal do freio.

Terceiro passo

Você já sabe como operar seu veículo, então é hora de se deslocar com seu carro automático. Depois de engrenar a marcha, levante o pedal do freio. Você sentirá o seu movimento. Não se preocupe, pise no acelerador e aumente a velocidade progressivamente. 

As mudanças de marcha são automáticas, apenas se preocupe em respeitar as indicações de velocidade da via. Recomendamos que a aceleração seja suave, desta forma as mudanças de marcha automáticas serão mais eficientes. 

Ao longo do tempo, este modo de condução danificará menos a caixa de velocidades, o que se traduz num menor número de avarias e passeios pela oficina mecânica. 

Além disso, conduzir com a marcha recomendada em cada trecho será benéfico para o seu bolso, uma vez que poupará combustível. Uma ótima maneira de nos comprometermos com o meio ambiente.

Quarto passo

Ao chegar ao local de destino, estacione o veículo mudando a alavanca de marchas para a posição de marcha atrás. Faça as manobras necessárias até estacionar o veículo. 

Se você tiver essa tecnologia, ative o modo de estacionamento e ajude-se com as câmeras e sensores de movimento. Uma vez estacionado, lembre-se de manter o pedal no freio até desligar o motor. Viu? Dirigir um carro automático se assemelha a um manual!

Vantagens de um carro automático

Encontramos uma infinidade de vantagens disponíveis que podem nos levar a optar pela condução automática. Entre elas, a mais notável é o conforto na condução. 

Sendo tudo automático, diminui a atenção que o piloto presta às mudanças de marchas. Portanto, isso leva a uma menor fadiga ao volante. 

Viagens longas às vezes são difíceis, algo que em um carro manual pode causar acidentes por falta de atenção.

Outra vantagem marcante é a maior sensação de aceleração. A tecnologia automática permite-nos fazer mudanças de marcha mais eficientes, sem perder tempo ao mover a alavanca de marchas. 

Você verá como tanto a aceleração quanto o desempenho aumentam. Finalmente, você vai economizar dinheiro por ter uma condução eficiente.