Exagero na hora de passar creme cabelo cacheado

Exagero na hora de passar creme nos cachos fortalece a proliferação de fungos; veja como evitar

Saber a quantidade certa para passar nos fios pode preservar a saúde do cabelo

Quem não ama aquela sensação fresquinha que o creme de pentear deixa nos fios? Maciez, perfume e brilho são marcas registradas daquele creme preferido, não é mesmo? De fato, o creme de pentear ajuda a hidratar e definir os cachos, tornando-os ainda mais bonitos. Mas um erro comum que pode ocorrer é o exagero na quantidade de creme aplicado. O excesso de produto pode criar um ambiente propício para a proliferação de fungos no couro cabeludo, o que pode levar a problemas capilares desagradáveis. 

O papel essencial do creme de pentear na rotina de cuidados capilares

O creme de pentear é um produto que se tornou essencial para quem tem cabelo cacheado ou crespo. Ele foi a solução para ter cabelos naturais bem definidos e belíssimos! Os cremes são formulados para ajudar a hidratar, definir e dar forma aos cachos, ao mesmo tempo em que reduz o frizz. Quando usado adequadamente, ele pode fazer maravilhas pelos seus fios. Por isso, sua utilização é essencial para manter os fios hidratados, cheios de vida e com muita definição! 

Os problemas do exagero na aplicação

O problema surge apenas quando as pessoas exageram na quantidade de creme que aplicam. Quando uma grande quantidade de produto é usada, o cabelo pode ficar pesado e com aparência oleosa, além de levar ao indesejado efeito “cabelo lambido”. Porém, mais do que uma questão estética, o excesso de creme pode criar um ambiente propício para a proliferação de fungos no couro cabeludo.

A relação entre fungos e o couro cabeludo

Nosso couro cabeludo abriga uma variedade de microrganismos, incluindo fungos. Eles são parte normal do nosso ecossistema capilar e não costumam causar problemas quando mantidos em equilíbrio. Porém, o excesso de umidade e um ambiente úmido e abafado pode estimular o crescimento excessivo de fungos, levando a problemas como caspa, coceira, irritação e até queda de cabelo. E isso ninguém quer, não é?

Como evitar o excesso?

Mas a boa notícia é que sim, você pode evitar tudo isso de forma extremamente fácil! Aqui estão algumas dicas para fazer isso:

– Aplique a quantidade certa: Use uma quantidade de creme de pentear adequada ao comprimento e volume do seu cabelo. Comece com uma pequena quantidade e, se necessário, adicione um pouco mais, evitando exageros.

– Distribua uniformemente: Certifique-se de distribuir o creme de pentear de maneira uniforme, evitando concentrações em áreas específicas. Para ajudar, divida o cabelo em partes e distribua a mesma quantidade em cada uma das divisões.

– Evite aplicar na raiz: Concentre a aplicação do creme apenas nas pontas e no comprimento do cabelo, evitando a raiz. Isso ajuda a evitar a oleosidade excessiva na região, o que pode criar um ambiente propício para fungos.

– Utilize produtos de qualidade: Escolha produtos de creme de pentear de alta qualidade, de preferência sem ingredientes prejudiciais à saúde do couro cabeludo. 

– Mantenha a higiene: Lave o cabelo regularmente e não deixe resíduos de creme acumularem-se nos fios e no couro cabeludo.

O creme de pentear pode ser o maior aliado para quem tem cabelos cacheados ou crespos, mas o exagero pode causar problemas. Evitar o excesso de creme é fundamental para manter a saúde do couro cabeludo e prevenir a proliferação de fungos. 
Por isso, não deixe de usar o creme de pentear, apenas se lembre de aplicar a quantidade certa, distribuir uniformemente e manter a higiene capilar. Com os cuidados adequados, você pode continuar a exibir seus cachos deslumbrantes, saudáveis e soltinhos.