É fato que o Brasil é recheado de belezas naturais incríveis para explorar das mais diferentes formas. Como consequência, quem visita nosso país sempre quer voltar para conhecer tudo o que ele tem a oferecer. Nesse sentido, existem diversas formações rochosas incríveis espalhadas pelo território brasileiro, com os mais diferentes formatos. No entanto, nem todo mundo conhece quais são elas e onde estão localizadas. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre 8 formações rochosas incríveis distribuídas por todo o Brasil. Vamos lá?
1. Bico do Papagaio, Itajaí, Santa Catarina
Itajaí é uma cidade com belezas naturais incríveis para explorar, excelente economia e qualidade de vida de alto nível. Como consequência, muitos procuram por imóveis em Itajaí, a fim de garantir maior bem-estar no dia a dia. Vale lembrar também que essa região está em destaque no mercado imobiliário, sendo que muitos também optam por investir nos apartamentos à venda na Praia Brava em Itajaí. É próximo dali que está o famoso Bico do Papagaio, uma rocha com mais de 4 metros de altura que foi esculpida acidentalmente pela maré e ação do vento e tem o formato de um bico de papagaio.
2. Pedra do Cão Sentado, Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Esse é o principal cartão-postal de Nova Friburgo, com 111 metros e considerado o ponto mais alto da região. A rocha está localizada no Parque Ecológico do Cão Sentado, que além dessa atração, também conta com outros pontos para explorar, como a cachoeira Véu da Noiva, Grutas, cavernas, trilhas e áreas de escalada. O local conta com boa infraestrutura, com banheiros, sala de primeiros socorros, lanchonete, etc.
3. Pico do Itabira, Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
Esse lugar é considerado o símbolo da escalada no Espírito Santo, sendo que o granito tem formato de dedo indicador apontando para o céu. Contudo, muitos também acham que parece uma agulha enfincada no chão, ficando a critério de cada um escolher o que mais se assemelha. O pico e todo o entorno estão localizados no Parque Municipal de Itabira, sendo que essa é a principal atração com 715 metros de altura.
4. Pedra Furada, Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí
Por mais que não tenha formato de objeto ou animal, essa formação é bastante curiosa, visto que tem um furo no meio de sua parede. Localizada no Parque Nacional da Serra da Capivara, um lugar densamente povoado na pré-história, ela atrai muitos turistas, sendo muito curiosa devido ao formato perfeito de uma bola esculpido através do tempo. O parque também abriga diversas pinturas rupestres e sítios arqueológicos.
5. Garrafa Coca Cola, Ponta Grossa, Paraná
Aqui o arenito foi esculpido durante milhares de anos pelos ventos e chuva, formando uma das rochas mais interessantes de nossa lista: a silhueta de uma garrafa de Coca-Cola. Essa Unidade de Conservação é muito conhecida por abrigar diversos arenitos com formatos parecidos com animais, objetos e rostos. Inclusive, o Parque Estadual de Vila Velha tem esse nome justamente pela região contar com diversas colunas e muralhas que podem chegar a 20 metros de altura, lembrando antigas cidades medievais em ruínas.
6. Dedo de Deus, Parque Nacional Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
Essa montanha remete a uma mão com o dedo indicador apontando para o céu, possuindo 1692 metros de altitude. Dedo de Deus, portanto, é um bom nome para descrever a formação rochosa, que está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Sua primeira conquista aconteceu no ano de 1912, sendo responsável por lhe render o título de berço da escalada em nosso país.
7. O Frade e a Freira, Vargem Alta, Espírito Santo
Com formato que lembra as silhuetas de um frade e de uma freira, a rocha é uma formação granítica, localizada entre Itapemirim e Vargem Alta. Diz a lenda que eles trabalhavam em conjunto em missões jesuíticas e acabaram se apaixonando. Mas, por deixarem de lado seus sentimentos em nome da fé, Deus os recompensou criando essas duas formações rochosas. Com isso, o amor e admiração que tinham um pelo outro foram eternizados.
8. Pedra Gávea, Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro
Essa formação rochosa também é uma das mais interessantes e que gera diversas teorias sobre seu formato. Aqui, é possível identificar facilmente um rosto, que durante o dia parece jovem, mas que ao longo do tempo se transforma em um velho enrugado. Existem várias teorias que tentam mostrar que, na verdade, o rosto foi esculpido pelos homens, mas nada confirmado até então.
Então, agora que você conhece algumas das mais incríveis formações rochosas espalhadas pelo Brasil, já pode escolher qual conhecer primeiro. Nossa dica é ter um bom planejamento, pois assim poderá se organizar para conhecer todos os pontos turísticos e outras atrações da região, garantindo assim, a melhor experiência de viagem.