Explorando o turismo urbano nas metrópoles brasileiras

Explorando o turismo urbano nas metrópoles brasileiras

Destinos agitados e repletos de atrativos têm sido a busca de muitos turistas ao planejar a próxima viagem dentro do território brasileiro

O turismo urbano, como o próprio nome já diz, é aquele tipo de viagem com foco nas grandes metrópoles, que independentemente da época do ano, sempre terá algum tipo de atrativo. Dessa forma, quem busca por esse estilo de viagem está procurando mesmo se aventurar pela cidade em si e por toda a sua agitação.

Mas, apesar do foco do turismo urbano, a grande dica para os viajantes é sempre buscar por hospedagens mais tranquilas, como resorts ecológicos, casas ou apartamentos em condomínios mais afastados, hotéis all-inclusive e outros tipos. Isso porque, para conseguir aproveitar o ritmo das metrópoles brasileiras, é preciso um ótimo lugar para descansar.

Então, se você está preparando sua próxima viagem, separamos algumas opções de turismo urbano nas metrópoles brasileiras para te ajudar a escolher o destino.

São Paulo

Não tem como falar de metrópoles brasileiras sem citar São Paulo. A maior cidade do Brasil possui uma infinidade de atrativos para todos os gostos. Porém, a melhor forma de aproveitar a capital paulista é usando trens e metrôs o máximo possível. 

Para aqueles que procuram opções culturais, São Paulo está cheio delas. MASP, Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa, Teatro Municipal, Pinacoteca e Museu do Futebol são alguns exemplos. 

Agora, se você quer curtir a noite, os bairros da Vila Madalena, Vila Olímpia, Moema e Pinheiros têm ótimas alternativas de bares e baladas. Caso a ideia seja aproveitar a diversidade gastronômica, o bairro da Liberdade é um prato cheio para provar a culinária oriental, o Bixiga é o lugar certo para comidas italianas, além do Mercado Municipal, que entrega uma experiência tipicamente paulistana.

Rio de Janeiro 

Naturalmente, o Rio de Janeiro é lembrado por suas belas praias, como Copacabana e Ipanema, e pelas paisagens históricas do Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Entretanto, a cidade também pode ser uma ótima opção de turismo urbano para aqueles que querem curtir o Rio além do tradicional.

Como alternativas culturais, o Rio de Janeiro tem ótimos lugares para conhecer, como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico Nacional, o Museu do Amanhã, o Tour Guiado pelo Maracanã e muito mais.

Já se a ideia é aproveitar a noite carioca, os bairros da Vila da Penha, Botafogo, Tijuca, Méier e Lapa são os melhores no quesito experiência boêmia. Agora, caso esteja buscando por experiências gastronômicas, o Leblon possui ampla variedade de restaurantes com iguarias tanto da cozinha brasileira quanto internacional. Outras opções no mesmo estilo são: Jardim Oceânico, Baixo Uruguaio, Pedra da Guaratiba e Copacabana.

Metrô e VLT são as melhores saídas no quesito transporte público, mas nem sempre chegam até onde você precisa ir. Nesses casos, considere táxi ou aplicativos de mobilidade urbana. 

Salvador  

Sem dúvida alguma, Salvador é uma das melhores cidades para quem busca por turismo urbano. A capital da Bahia une história, movimento e muita cultura, por meio das belezas naturais encontradas na cidade.

Além de percorrer toda a extensão do Pelourinho, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Salvador, você não pode deixar de visitar a Igreja e Convento de São Francisco, o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Museu da Casa Vermelha, o Farol da Barra, o Forte de Santo Antônio da Barra, a Igreja do Senhor do Bonfim, o Palacete das Artes, o Elevador Lacerda e os demais pontos turísticos que contam a história da capital baiana. 

Já os bairros Rio Vermelho e Santo Antônio, além do Carmo, possuem ótimas opções gastronômicas, assim como grande parte da cidade, que explora muito a culinária local.

A melhor forma de se locomover em Salvador é por meio dos ônibus que atendem grande parte da cidade, bem como seus pontos turísticos.

Curitiba

Curitiba é um local que facilita muito o turismo urbano, pois se trata de uma cidade de certa forma planejada. O Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e os inúmeros parques: Tingui, Tanguá, Barigui e Bosque do Alemão, são excelentes lugares que oportunizam o contato com a natureza em meio à cidade. 

Já como opções culturais você encontrará excelentes atrações no Paço da Liberdade, no Centro Histórico, no Museu Paranaense, no Museu da Imagem e do Som, no Memorial da Imigração Polonesa, no Memorial Ucraniano e muito mais. E nos bairros Santa Felicidade, Batel, São Francisco, Itupava e Cabral, encontra-se a maior diversidade gastronômica, além de muito agito com a vida noturna.

Os ônibus em Curitiba são projetados e pensados para circularem a cidade toda e, por isso, auxiliam e muito na locomoção.

O Brasil é um reduto para o turismo urbano, basta apenas se programar e preparar a sua próxima viagem.