Florianópolis, capital de Santa Catarina, é aquele típico destino que não permite a nenhum visitante ficar no tédio. Há muito o que se fazer durante o dia e à noite. Se você quiser aproveitar bem o seu passeio, recomendamos ficar pelo menos 10 dias!
Quer saber o motivo? A “Ilha da Magia” possui 42 praias (algumas das mais bonitas do Brasil, vários museus, muitas trilhas mapeadas, mirantes, barzinhos, casas de festas, restaurantes e shoppings.
Para você aproveitar suas próximas férias, preparamos um guia para você que vai viajar para Florianópolis. Conheça 6 atrações imperdíveis!
1- Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição fica na porção leste da capital catarinense, e é um dos pontos turísticos mais famosos da ilha. Inclusive, ela atrai turistas do mundo inteiro que buscam por alta gastronomia, vida noturna agitada e aventuras.
Essa é a maior lagoa de Santa Catarina, tendo quase 20 quilômetros quadrados de área. Lá você também poderá tirar belas fotos do Mirante da Lagoa da Conceição, visitar as lojinhas e feirinhas, além de poder tomar um banho de mar nas praias Mole, Joaquina, Gravatá e Galheta, algumas das mais famosas e mais recomendadas para práticas esportivas.
A Lagoa da Conceição fica a apenas 13 km do centro da cidade, e você poderá chegar até lá a pé, de bicicleta, de carro e Uber. Na região há vários hotéis e pousadas, caso queira se hospedar por lá.
2- Jurerê Internacional
A Jurerê Internacional é uma das mais belas praias de Santa Catarina. As águas são mornas, calmas e cristalinas, e você encontrará uma porção de lanchas de luxo e iates atracados na marina próxima à praia.
É um local sofisticado, com restaurantes requintados e mansões. Na verdade, é uma das praias mais glamourosas da região, e se você está em busca de vida noturna agitada, lá é o lugar ideal para você.
Opções de restaurantes, quiosques e barraquinhas não vão faltar. E lá você encontrará opções para todos os gostos e bolsos: desde o tradicional milho com manteiga na praia a rodízios em restaurantes japoneses e churrascarias.
3- Praia de Canasvieiras
A Praia de Canasvieiras também é uma das mais conhecidas e visitadas da região. Ela tem aproximadamente 2,2 km de extensão, e sua areia é bem branquinha, sendo que o mar também é bem tranquilo. É uma das praias mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros.
Quando você viajar para Florianópolis e quiser se hospedar pela região, saiba que há uma excelente estrutura de hotelaria por Canasvieiras. Por perto há muitos restaurantes, supermercados, bancos, lojas, farmácias e bares. Não vai faltar nada!
Além disso, na própria praia você ainda poderá passear de lancha e escuna, fazer mergulho, praticar snorkel, ou praticar outros esportes na areia, além, claro, do próprio surf (apesar de não ser uma das melhores praias para isso).
4- Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
Se você quiser sair um pouco da praia e fazer um passeio diferente, saiba que há pelo menos 6 museus para conhecer em Santa Catarina. Por isso, antes de viajar para Florianópolis, dê uma boa checada nas atrações para colocar no seu roteiro o que mais faz sentido para você.
O MASC é um verdadeiro paraíso para quem gosta de arte. Seu acervo é rico, e é possível conhecer mais de 1700 obras de artistas locais e de outras regiões do Brasil, como Burle Marx, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari, Iberê Camargo, entre outros.
O museu fica localizado na Av. Gob. Irineu Bornhausen, número 5600, e sua entrada é gratuita de terça-feira a domingo, com visitas das 10h às 21h.
5- Museu do Homem do Sambaqui
O Museu do Homem do Sambaqui é muito interessante e vale muito a pena visitar, especialmente quem gosta de história. As exposições são de acervos com mais de 4 mil anos de história, e entre eles é possível ver de perto esqueletos conservados, peças que pertenceram a indígenas, moedas antigas, entre outros.
Também existe um espaço dedicado à zootecnia, com várias espécies de animais taxidermizados, inclusive espécies que já entraram em extinção.
6- Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha é um bairro, e quando você viajar para Florianópolis, vale muito a pena conhecê-lo. Ele é um dos mais bucólicos de Santa Catarina. Caminhando pelo bairro, você perceberá de perto a história viva que pode ser contada em cada cantinho.
As construções preservaram sua forma açoriana, do período colonial brasileiro. A culinária local também manteve as tradições portuguesas, e se você gosta de ostras, saiba que lá é onde são produzidas as melhores do Brasil.
Aproveite para fazer um passeio pelo Centro Colonial para conhecer as lojinhas, restaurantes, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e a Praia do Ribeirão da Ilha.
Gostou de conhecer 6 atrações imperdíveis de Florianópolis? Clique aqui e garanta já o seu pacote de viagem!