O novo decreto do Governador Paulo Câmara que suspende algumas atividades econômicas consideradas não essenciais passou a vigorar no estado e os municípios tiveram que correr contra o tempo para fazer cumprir as determinações junto com demais instituições como a Polícia Militar e Fiscais da Vigilância Sanitária.

O município de Trindade no Sertão do Araripe, contou com um reforço especial da Guarda Municipal, a cidade é privilegiada por ter disponível esse serviço, com agentes que embora não tenham o poder que a polícia tem, mas, desenvolvem um trabalho de cooperação entre as forças se tornando essenciais na segurança pública. No mês passado a gestora Helbe Rodrigues anunciou a possível realização de concurso público para preenchimento de vagas na GM e com o avanço da pandemia e possibilidade de prorrogação de decretos o efetivo de mais homens e mulheres será necessário.

Além do mais a rejeição das pessoas ao distanciamento social só tem aumentado, o que deve demandar mais esforços para que mais profissionais entrem em campo para fazer valer o que manda a lei. A cidade de Trindade é conhecida qui na região como um lugar favorável para curtir e se entreter com amigos, e as festas clandestinas se tornam inevitáveis de acontecer. Devido a esta característica da cidade, a existência dessa guarda municipal só agregou ao município e colocou a cidade um passo à frente das demais aqui no Sertão do Araripe quanto aos trabalhos de fiscalização, na qual sabemos que essa atividade é bastante carente em outras localidades tanto de profissionais das próprias prefeituras quanto daqueles cedidos da segurança pública estadual.

Redação AF News / Imagens: Reprodução