O governador Paulo Câmara realizou, nesta quarta-feira (13), a entrega de 17 veículos que reforçarão a frota do sistema prisional de Pernambuco. A ação, que acontece em frente ao Palácio do Campo das Princesas, faz parte das ações de reestruturação do sistema penitenciário. Ao todo, os automóveis, sendo 15 vans e dois ônibus tipo xadrez, doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), serão destinados às unidades prisionais da Região Metropolitana e do Interior. 
 
O governador afirmou que a iniciativa garantirá ainda mais segurança ao sistema prisional, além de uma economia financeira com contrato de veículos locados. “Esses veículos, que estamos entregando hoje à sociedade pernambucana, darão uma boa condição de funcionamento e ação do sistema público, graças a essa parceria que foi feita com o Ministério da Justiça”, afirmou.
 
Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foram investidos cerca de R$ 4 milhões na compra dos novos veículos, que terão durabilidade e ajudarão o estado. “Isso nos auxiliará principalmente no transporte da sociedade penitenciária, evitando riscos, além de também melhorar as condições de trabalho dos nossos policiais penais”. 
 
No dia 2 de fevereiro, Paulo Câmara fará uma visita final à nova Unidade Prisional do estado, Itaquitinga II. De acordo com Pedro Eurico, serão mil vagas a mais no governo prisional. “É o maior programa feito em Pernambuco, no que toca ao sistema prisional”, declarou o secretário.

Folha de PE / Imagem: Divulgação