Símbolo do carnaval de Salgueiro, Bicharada do Mestre Jaime resiste ao tempo e está pronta para a folia

Símbolo do carnaval de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a Bicharada do Mestre Jaime está confirmada na folia deste ano. O bloco com os cerca de 80 bonecos gigantes vai desfilar no domino (23) e na terça-feira (25). Aos 97 anos, o criador do grupo, Jaime Alves Concerva, desfilará em um carro alegórico especial e adaptado.

“A ansiedade é total. A saúde e a cabeça dele são boas, mas a estrutura do corpo cansou. Estamos preparando uma alegoria para ele ir nela. Esse ano ele vai sair em uma muriçoca, para mostrar que se tem o coronavírus lá, aqui tem o vírus da folia”, diz Jaime Concerva, filho do Mestre.

Apesar da ansiedade e vontade de desfilar, Jaiminho conta que, a cada ano, está sendo mais difícil botar a Bicharada do Mestre Jaime na rua. “Até os bonequeiros estão desaparecendo”, lamenta.

Mesmo com todos os problemas, o filho do Mestre Jaime garante que a Bicharada continuará percorrendo as ruas de Salgueiro durante a folia. Uma tradição de quase 75 anos.

“É muito trabalho. A gente sai catando, convidando, pagando [pessoas para carregar os bonecos gigantes]. O negócio é meio doido. Acontece mais em função do Mestre. Ele respira a Bicharada, é a vida dele”.

No domingo, a Bichara do Mestre Jaime vai desfilar a partir das 16h, saindo da Praça do Cristo. O desfile da terça-feira será no mesmo horário, começando na Praça da Bomba.

G1 Petrolina / Foto: Reprodução