SAS Brasil oferece capacitação para profissionais de saúde de Araripina atuarem em leitos de UTI Covid

29/07/2021 11h03

Em agosto, a Operação Capacita, força-tarefa criada pela startup social SAS Brasil para a capacitação gratuita em terapia intensiva com foco em atendimento de pacientes graves com Covid-19, será realizada em Araripina. O curso é voltado para médicos, enfermeiros, socorristas, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem da cidade e região. As inscrições já estão abertas pelo link: bit.ly/capacita-araripina

A capacitação acontece em duas etapas. A primeira é o curso online, com vagas ilimitadas, e aulas disponibilizadas na plataforma online de educação da SAS Brasil. A segunda é o treinamento prático e presencial, limitada aos primeiros 50 profissionais que concluírem a etapa online até o dia 3 de agosto.

Os profissionais da saúde interessados na capacitação deverão se inscrever até o dia 5 de agosto. A partir do dia 6 de agosto, todos os inscritos receberão o acesso à plataforma para assistirem as aulas online, e terão até o dia 13 de agosto para completar essa etapa para estarem aptos para a etapa presencial. Entre os dias 10 e 17 de agosto, os primeiros 50 profissionais que concluírem a etapa online poderão agendar sua participação para a etapa presencial. 

Na fase presencial, serão dois níveis de formação: o treinamento de suporte de vida básico e o treinamento de suporte avançado com foco em Covid. No nível básico, os participantes aprenderão sobre a abordagem sistematizada do paciente com Covid, EPIS e princípios e manejo básico de via aérea e ventilação mecânica. No avançado, os profissionais da saúde aprendem protocolos Covid e realizam na prática as técnicas de manejo de pacientes em casos graves e intubação em manequins.

Desenvolvido em meio ao colapso dos sistemas de saúde e o esgotamento dos profissionais que trabalham na linha de frente da pandemia, o curso é itinerante. A etapa presencial ocorre na Unidade Móvel de Saúde da SAS Brasil, carretas totalmente adaptadas com equipamentos de ponta para realização de atendimentos de saúde e treinamentos. Em junho, 200 pessoas foram formadas pela Operação Capacita na cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte.

Essa edição da Operação Capacita tem o patrocínio da Roche, São Leopoldo Mandic, Mercedes-Benz e 3B e acontecerá durante as ações da organização junto ao Rally dos Sertões. A SAS Brasil atua na região desde 2020, levando atendimento em saúde especializada de maneira presencial e remota para a população carente. 

Sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros.

Sobre o Autor

Araripina em Foco