São João de Caruaru pode ter festa online

O tradicional São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deverá acontecer de forma virtual em 2020. A ideia, comunicada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), é que o evento valorize a cultura local e tenha como mote a solidariedade. O motivo é a impossibilidade de realizar eventos com aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus.

Com programação ainda não divulgada, a gestora alertou que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), proibem a contratação de artistas para eventos durante a pandemia, e que se o novo formato do “Maior São João do Mundo” for viabilizado, será por meio de patrocínio. “Não é possível e não é viável fazer uma festa da forma tradicional”.

Diante disso, está sendo pensada a possibilidade de fazer um evento que valorize os artistas locais, como forma de ajudar a categoria, bastante atingida pela crise.

Na Capital do Forró, a festa é realizada durante todo o mês de junho. O principal polo de forró, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, recebe atrações nacionais e locais no período noturno. Antes da pandemia, a prefeitura havia anunciado algumas atrações para este ano, como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Léo Santana, Alok, Xand Avião, Elba Ramalho, e Zé Neto e Cristiano. Ainda não se sabe se algum deles participará do evento online.

“Eu gostaria de chegar e dizer que já temos uma solução pronta, mas não temos. Esse é um momento muito novo, a gente não conseguiu ainda consolidar um modelo com os patrocinadores. Estamos estudando a realização de uma festa não presencial que tenha como pano de fundo a solidariedade e ajuda aos mais atingidos pela crise do coronavírus”, destacou a prefeita. Segundo ela, há patrocínio garantido desde o ano passado. A prefeita também falou da possibilidade de criar um segmento específico para a comercialização da comida típica junina, através da plataforma Delivery Caruaru, permitindo que a economia junina seja movimentada de alguma forma.

Folha Diversão