O deputado Romário Dias (PSD) aprovou a realização de um debate sobre a volta às aulas na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo do colegiado é discutir o protocolo do Governo de Pernambuco, que deverá ser divulgado nos próximos dias, para definir o posicionamento da CEC. A sugestão para a reunião sobre o tema foi realizada pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB) e endossada por unanimidade pelos membros da Comissão.

 “Temos cerca de dois milhões de estudantes em Pernambuco e a situação sanitária, não só do Brasil como do mundo, ainda é preocupante e inspira atenção e cuidado. O retorno às aulas não se resume a um protocolo, por isso, esse assunto precisa ser muito bem debatido para que a Comissão tenha um posicionamento, tomando decisões para o bem da coletividade, da sociedade”, detalhou Romário, que é presidente do colegiado.

Ainda de acordo com o deputado, a situação econômica das escolas particulares deve ser considerada, porém, o objetivo maior é “pensar na vida”. “Na minha concepção, o mais importante é preservarmos a vida do nosso semelhante, pois a vida está acima de tudo. Precisamos saber se esse retorno, mesmo que em esquema de rodízio, é seguro para a saúde dos estudantes, trabalhadores e familiares”, afirmou.

A data para o debate na CEC irá depender da divulgação, por parte do governo estadual, do protocolo específico para a educação. A expectativa é que participem da reunião representantes das entidades ligadas aos professores e estudantes, além das secretarias estaduais de Saúde e Educação, do Conselho Estadual de Educação, entre outros.