O Reumatologista, Dr Felipe Guimarães estará atendendo dia 08/05.
Tratando as seguintes doenças:
🔷Artrite
🔷Chikungunya
🔷Fibromialgia
🔷Gota
🔷Lombalgia
🔷Lúpus
🔷Osteartrose
🔷Osteoporose
.
.
Agende sua consulta!
☎️(87) 3873-2238

📲(87)99154-3123/99193-2975- Whatsap.

Afinal, o que trata o reumatologista?

Todo mundo já ouviu falar em reumatismo, mas você sabe qual é a função de um médico reumatologista? Um reumatologista cuida de doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor – que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, etc.

É importante entender que reumatismo é um termo genérico, que envolve mais de 200 doenças, sejam elas inflamatórias, degenerativas, auto-imunes, metabólicas, genéticas, entre outras. Nestes casos se procura o médico reumatologista. Já no caso de doenças traumáticas, o paciente precisa passar com um médico ortopedista.

Um ponto em comum nas doenças tratadas pelos reumatologista é a presença de dor como sintoma, que podem levar a deformidades e limitações se essas doenças não forem tratadas.

A doença reumática mais comum é a osteoartrite, também conhecida como artrose: ela causa o desgaste das articulações do corpo. A segunda doença mais comum é a fibromialgia, que causa uma dor crônica e difusa que ainda não teve sua causa identificada.

O tratamento é determinado a partir do diagnóstico feito pelo médico, já que existe uma série de doenças reumáticas. As doenças auto-imunes podem precisar de medicação para o controle do sistema imunológico. Já os desgastes e doenças degenerativas costumam ser tratados com terapia física, que engloba fisioterapia, acupuntura, terapia ocupacional, infiltrações e exercícios. Os analgésicos também podem ser receitados para o controle da dor.