Representantes da Votorantim visitam Escola Técnica de Araripina e conhecem instalações

Por - 23/02/2021

Representantes do Grupo Votorantim visitaram a Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, localizada em Araripina, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (22), a fim de conhecer as estruturas dos espaços de prática da escola, além de estreitar laços entre a ETE e a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Araripe. A Votorantim Energia está investindo cerca de R$ 2 bilhões para a aplicação da geração de energia limpa (eólica e solar) na região. Isso significa que irá gerar uma demanda por mão de obra especializada dando oportunidade aos estudantes da escola técnica ingressarem na empresa.  

Visando capacitar os estudantes da ETE Pedro Muniz Falcão, a Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP) desenvolveu o currículo do novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável. Além do novo currículo, que já está em curso, também será implantado os novos espaços de prática profissional, que vão contemplar Laboratório de Eletrônica, Laboratório de Mecânica, protótipo de turbina eólica e células fotovoltaicas para geração de energia solar.

Dentro da grade curricular, os estudantes aprenderão assuntos como Eletricidade Básica, Fundamentos de Energia Solar e Eólica, Eletrônica Básica, Energia Solar Térmica, Energia Hidráulica e de Biomassa, entre outros. 

De acordo com o gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), George Bento, a expectativa é de grande empregabilidade dos egressos nas plantas de geração de energia limpa do Sertão do Araripe. “O Araripe ganha investimentos na ordem de bilhões de reais na geração de energia limpa. É muito importante que esses postos de trabalho sejam ocupados pelas pessoas da região e, nesse sentido, a SEE implantou um curso técnico e está investindo na qualificação dos espaços para a prática profissional na ETE Pedro Muniz Falcão”, considerou.

“A região do Araripe vem se destacando na produção e comercialização de energia limpa nos últimos tempos. Na ETE Pedro Muniz Falcão, por exemplo, foi implantado o curso técnico de Sistemas de Energia Renovável, que está em alta na região devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento. A implantação deste novo curso foi desenvolvida em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú Educação e Trabalho. O objetivo é formar profissionais para atuarem nas empresas de energia, oferecendo possibilidades de empregabilidade aos jovens da nossa região, o que é um ganho para todos nós”, destacou a gestora da GRE Sertão do Araripe, Maria Itamara.

SEE PE