A Região do Araripe abrangida por 10 municípios tem uma população total com estimativa de 329.000 (trezentos e vinte e nove mil) habitantes sendo um polo de desenvolvimento no Estado de Pernambuco com principal atividade econômica a exploração e comercialização de gipsita na qual é transportada para todo o Brasil.

Diversos prefeitos já passaram pelas cidades centenárias da Região do Araripe. Esse ano não houve uma renovação expressiva do executivo. Em algumas cidades ex-gestores conseguiram retornar ao poder, em outras os atuais conseguiram a reeleição, assim como há aqueles que não conseguiram se eleger.

Ipubi será governada pelo atual gestor Chico Siqueira do PSB. Já Trindade a disputa foi ganha pela professora Helbe Rodrigues do PSL, em Bodocó a grande surpresa foi a virada de Doutor Otávio do PSB, em Ouricuri por pouco o atual Ricardo Ramos perdia para Vitor de Botinha, porém foi reeleito pelo PSDB, em Exu Raimundinho Saraiva do PSB ganhou a disputa, em Granito o João Bosco do PT, em Moreilândia o atual não conseguiu ter êxito e quem governa lá é Teto Teixeira do PDT, em Santa Cruz Eliane Soares do Avante que obteve ampla vantagem, em Santa Filomena Gildevan Melo do PSD e em Araripina Raimundo Pimentel do PSL levou a melhor sobre Tião do Gesso.

O desafio desses novos gestores para o governo dessas cidades será comum entre os demais municípios do país, a pandemia e o restabelecimento do ensino presencial será um dos problemas a serem resolvidos por eles nessa gestão 2021 a 2024. A obtenção de apoio para a aquisição e recursos para os municípios também será um ponto importante a ser colocado na pauta dos planos de governo. Nossa equipe deseja sorte a esses nossos prefeitos região.

Redação AF Newss / Imagem: Reprodução