Você que acompanha o AF, já deve ter percebido que estamos trazendo um ou duas vezes na semana dicas de Saúde. E a dica de hoje é relacionada a quando devemos procurar a ajuda de um Médico Psiquiatra.

Não existe regras ou nada específico que nos diz o momento certo para se procurar um psiquiatra, mas é importante observar alguns pontos. Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.

Estes pontos citados, podem indicar o início de uma depressão ou o surgimento de transtorno bipolar, por exemplo. A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar. Por isso o auxílio de um psiquiatra é tão importante para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

Como um psiquiatra pode ajudar

Primeiramente, o psiquiatra acolherá o paciente e, através de uma boa conversa, conhecerá a sua história. Procurará entender as causas das questões que o paciente vem enfrentando para conseguir proceder da melhor forma. Se necessário, também poderá fazer um exame físico, a fim de detectar alterações corporais provocadas pelo estado de saúde mental do paciente.

Ao entender as motivações e reais necessidades do paciente, indicará o melhor tratamento para que a sua dor seja resolvida de forma eficiente e comprometida. Um medicamento poderá ser prescrito junto a um processo psicoterápico, para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma responsável.

Dicas de Saúde – Araripina em Foco/Foto: Reprodução