MANIFESTAÇÕES ARARIPINA EM FOCO
MANIFESTAÇÕES ARARIPINA EM FOCO


Neste sábado (29), as ruas de centenas de cidades e das 27 capitais do Brasil foram ocupadas por manifestantes protestando contra as decisões do governo federal – os protestos pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro e a ampliação da oferta de vacinas no Brasil – esses atos foram destaques em alguns dos principais jornais e televisões do mundo inteiro neste fim de semana.

A cobertura da imprensa internacional sobre as marchas afirma que estes podem ter sido os maiores protestos no Brasil desde o início da pandemia e aponta o momento de fragilidade do presidente, que vê sua popularidade cair enquanto o país continua registrando média próxima a duas mil mortes por dia em decorrência da covid-19. O jornal britânico The Guardian foi um dos que jornais internacionais que deu destaque aos protestos.

No entanto, a imprensa nacional – O globo e Estadão– foi altamente criticada por jornalistas e acadêmicos pelo espaço dado a manifestações em capas de jornais. Os jornais para se explicarem disseram que as edições de domingo dos jornais impressos são concluídas no sábado pela manhã, e não à noite, como acontece durante a semana. Mas o jornal Folha de São Paulo conseguiu colocar em sua capa no domingo.