VACINAS PERNAMBUCO ARARIPINA EM FOCO
VACINAS PERNAMBUCO ARARIPINA EM FOCO


Pernambuco recebeu a quarta remessa de vacinas da Pfizer, na tarde desta quinta-feira (03). Ao todo, 25.740 doses do imunizante contra a Covid-19 desembarcaram às 17h, no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da Capital pernambucana. De acordo com o governo estadual, o quantitativo será destinado a pessoas com comorbidades, além das gestantes e puérperas. 

“Estamos avançando na vacinação dos pernambucanos e pernambucanas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas com a pouca agilidade do governo federal na distribuição aos Estados. Esta semana, já ampliamos a imunização por faixa etária, e estamos reforçando também a atenção aos grupos prioritários, para garantir que mais pessoas estejam protegidas no tempo mais curto possível”, disse Paulo Câmara. 


Como de praxe no processo de recebimento das doses, todo o lote será conferido e separado por município, no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), sendo encaminhado em seguida às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os imunizantes ficam à disposição dos gestores municipais. 


Segundo o governo, desde a última sexta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o armazenamento das vacinas da Pfizer em temperatura entre + 2 C° e 8 C° por até 31 dias. É nessa faixa que o imunizante fica guardado nas redes de frio municipais. Anteriormente, o preconizado era apenas por 5 dias nessa temperatura.
A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, falou da importância da chegada das novas doses ao estado.  “Com essa ampliação, teremos ainda mais segurança e facilidade na proteção do insumo para os municípios. Mas reforçamos a importância de ações para agilizar a vacinação dos pernambucanos”.


Com as novas remessas, Pernambuco totaliza 4.269.900 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, segundo o governo, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 141.570 doses são da Pfizer/BioNTech.

CONTEÚDO: DIÁRIO DE PERNAMBUCO