Patrulha Ambiental realiza palestra em escola da zona rural de Ipubi, PE

Foto: Divulgação Patrulha Ambiental

A Patrulha Ambiental foi convidada e realizou palestra na última quarta-feira, dia 06 de Novembro, para os alunos da Escola Estadual Gênifa Felisbela Nobre no Distrito de Serrolândia, Ipubi – PE.

O convite veio do professor do componente curricular eletivo de Meio Ambiente, José Bezerra, que desenvolve trabalhos voltados à preservação do meio ambiente, sempre mostrando preocupação com assuntos relacionados à temática.

Foram apresentadas aos alunos diversas formas de se proteger o meio ambiente minimizando os efeitos negativos causados à fauna e flora da região e, consequentemente, a preservação da natureza, reduzindo os impactos ambientais citando como exemplo os trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Ambiental e outros órgãos que objetivam elevar a qualidade de vida da população promovendo o uso racional e sustentável dos recursos naturais.

Na apresentação os patrulheiros abordoaram assuntos ligados ao manejo e plantio das espécies ali doadas e cuidados a serem tomados após seu plantio. Foram abordados assuntos ligados a Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), desmatamento, reflorestamento e uma questão seríssima que é a destinação dos Resíduos Sólidos, (Lei 12.305/12), na nossa região e em todo o Brasil.

A ONG doou algumas mudas de espécies nativas e exóticas para o plantio nas residências e sítios, ajudando assim, mesmo que de modo simples, a arborização, trazendo uma melhor qualidade do ar e outros benefícios trazidos pelo reflorestamento.

Na ocasião a equipe da Patrulha Ambiental aproveitou o interesse demonstrado pelos alunos daquela escola e divulgou em primeira mão o trabalho que será realizado no Dia Nacional de Urubuzar, movimento promovido pela Universidade de Lavras – MG onde grupos em todo o Brasil se mobilizam para realizarem ações conjuntas com o objetivo de reduzir os acidentes com animais nas estradas brasileiras. Uma das atividades é a divulgação do aplicativo desenvolvido pela referida Universidade chamado Sistema Urubu que é utilizado para realizar acompanhamento e monitoramento dos acidentes com animais nas estradas. As atividades serão realizadas em quase 100 localidades, com distribuição de adesivos, folders, palestras, blitzes em rodovias e muito mais. As pessoas também poderão conhecer o U-Safe, um app que reúne segurança viária e conservação da biodiversidade.