Uma paciente que estava internada em estado grave no Hospital Federal de Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, morreu durante a evacuação do prédio, na manhã desta terça-feira (27/10).

Segundo o coordenador assistencial do hospital, Carlos Cesar Asseff, a paciente era uma mulher de 42 anos diagnosticada com covid-19. Ela estava intubada e morreu no trajeto para outro hospital.

Cerca de 200 pacientes tiveram que ser retirados da unidade depois que um incêndio atingiu o prédio 1 do complexo. Eles foram inicialmente levados para o prédio 2 até a chegada do Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo.

Depois, optou-se pela transferência de 46 para outras unidades de saúde, oito deles diagnosticados com covid-19. De acordo com os bombeiros, quatro desses pacientes foram levados para o Hospital de Campanha RioCentro, que fica na Zona Oeste.

As informações inciais são de que o fogo começou por volta das 10h na enfermaria. Não se sabe ainda como o incêndio começou.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), usou uma rede social para lamentar o incêndio. “Solicitei ao secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro, e ao de Saúde, Carlos Alberto Chaves, que enviassem todo efetivo necessário para apoio no combate ao incêndio, evacuação da unidade e maior rapidez na transferência dos pacientes. Os próprios secretários estão no local”, afirmou.

Correio Braziliense / Imagem: Divulgação