O marketing B2B industrial e comercial é uma das funções mais importantes em seu negócio. Sem uma forte estratégia de marketing, seu negócio corre o risco de morrer lentamente. Isso não significa que você pode simplesmente vomitar qualquer coisa e esperar que ela funcione magicamente. Dito isto, há muitas maneiras de melhorar sua estratégia de marketing. Melhorar seu marketing comercial significa levar tempo para avaliar onde você está atualmente e para onde você quer ir com sua estratégia. Uma vez que você tenha uma visão mais clara de como deseja que seu negócio seja representado, torna-se mais fácil implementar mudanças e tomar medidas para alcançar seus objetivos. A boa notícia é que melhorar seu marketing comercial não requer software ou consultores B2B caros – a única coisa que você precisa é autoconsciência e perseverança. Aqui estão 15 dicas que ajudarão a melhorar sua estratégia de marketing comercial
Avaliando sua situação atual
Seu primeiro passo para melhorar sua estratégia de marketing comercial é avaliar onde você está atualmente. Antes de poder entender para onde deseja ir, você deve entender onde está. Comece pegando um pedaço de papel e anotando os seguintes pontos: – Quais são as métricas atuais para seu negócio? – Quais são as questões atuais para seu negócio? – Quais são os pontos fortes atuais para o seu negócio? – Como você pode utilizar essas métricas e questões em seu benefício em sua estratégia de marketing? Agora que você tem uma imagem clara de onde estão suas métricas atuais, você está em uma posição melhor para começar a mapear seu futuro.
Defina quem você quer alcançar
Existem inúmeros mercados a serem atingidos, mas apenas um punhado de pessoas em cada mercado. Se você quiser expandir seu negócio, terá que ter tempo para entender quem são seus clientes B2B atuais e escrever uma lista de mercados-alvo. Decidir quem é seu público-alvo determinará toda a sua estratégia de marketing. A chave ao criar seu público-alvo é ser específico. Se você está esperando expandir seu negócio para 50.000 clientes, você deve ter como alvo o mercado específico de pessoas com uma renda familiar de 50.000 dólares nos Estados Unidos. A quem você deve visar? Isto pode ser difícil de determinar, mas depende de onde estão localizados seus valores centrais.
Criar uma estratégia de conteúdo
Toda empresa tem que ter uma estratégia escrita para seu marketing de conteúdo, então por que a estratégia de marketing para seu negócio deve ser melhorada? A resposta é simples: seu conteúdo deve ser relevante para seu público, deve ser envolvente, e deve ser Skippable. Cada negócio tem necessidades de conteúdo diferentes, portanto é importante avaliar seu negócio e considerar qual conteúdo você precisa para se manter à frente da concorrência.
Teste, teste, e teste novamente
Após ter criado sua estratégia de conteúdo, você deve colocá-la à prova. Para fazer isto, você deve conduzir testes de usuário com seu conteúdo. Isto lhe permite avaliar como seu público recebe e reage ao seu conteúdo. Você pode usar ferramentas como o ThredUP para testar a usabilidade de seu conteúdo, ou você mesmo pode testá-lo inserindo seu conteúdo em uma pesquisa do Google Docs e observando as pesquisas em tempo real.
Seja consistente em seu envio de mensagens
O marketing de conteúdo é importante, mas só a longo prazo o levará até aqui. Sua estratégia de marketing tem que ser consistente e deve ser implementada em todos os canais. Não faz sentido ter um grande conteúdo se você for inconsistente sobre onde está publicando-o. Toda vez que você enviar um e-mail, publicar em mídias sociais ou enviar um e-mail de marketing, você tem que ser consistente com a mensagem que está enviando: os benefícios de seu produto ou serviço.
Trabalhar com os influenciadores para construir uma comunidade de marcas
Os influenciadores Instagram estão se tornando uma forma cada vez mais importante para você expandir sua influência. Se você está procurando expandir seu negócio, é importante que você trabalhe com os influenciadores para construir uma forte comunidade em torno de sua marca.
Não seja apenas reativo – seja pró-ativo!
Embora o teste do usuário e o teste A/B de seu conteúdo seja importante, você também deve começar a ser pró-ativo quando se trata de sua estratégia de marketing. Se você quiser melhorar sua estratégia de marketing comercial, você deve começar a analisar como pode se tornar mais pró-ativo. Há muitas maneiras de se tornar mais pró-ativo, mas uma das maneiras mais fáceis é começar a planejar seus eventos. Planejar seus eventos lhe dará a oportunidade de olhar sua estratégia de marketing e ver o que você está fazendo de errado.
Conclusão
O marketing comercial é incrivelmente importante, mas pode ser incrivelmente desafiador para se acertar. É por isso que ser consistente em seus esforços é tão importante. As dicas e estratégias contidas neste artigo o ajudarão a melhorar sua estratégia de marketing comercial. Continue lendo e implementando estas dicas para tornar seu negócio mais forte. Agora que examinamos as principais estratégias para melhorar seu marketing comercial, vamos discutir como você pode aplicá-las na prática. Primeiro, você precisa avaliar onde se encontra sua situação atual. Uma vez que você tenha essas informações, você pode usá-las para ajudá-lo a visualizar onde você quer que seu negócio esteja no futuro. Uma vez que você tenha uma visão clara de onde quer que seu negócio esteja, será mais fácil implementar as mudanças necessárias para alcançá-lo. Se você tiver seguido estas dicas, você verá uma grande diferença no crescimento de sua empresa.