Conheça quais são os tipos de influenciadores digitais para contratar em sua campanha

Conheça quais são os tipos de influenciadores digitais para contratar em sua campanha

Atualmente, a internet é uma das principais fontes de informações e entretenimento para muitas pessoas em todo o mundo. Com isso, os influenciadores digitais se tornaram uma das principais estratégias de marketing utilizadas por empresas que desejam expandir sua marca e conquistar mais clientes. Muitas delas realizam parcerias com agência de influenciadores digitais para se comunicar com os consumidores e conquistar leads de uma forma eficiente e diversificada.

Mas o que são influenciadores digitais e como eles podem ajudar uma empresa? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de influencers e a contratação de uma agência para a sua marca. Vamos lá?

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas que possuem um grande número de seguidores em suas redes sociais e são capazes de influenciar suas decisões de compra. Eles geralmente são especialistas em determinados nichos, como moda, cultura pop, fitness, tecnologia, beleza, entre outros. Eles usam suas redes sociais para criar conteúdo relacionado ao seu nicho de interesse e compartilhar suas opiniões e recomendações com os seguidores.

O que são influenciadores digitais
O que são influenciadores digitais

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais?

Sim! Os influenciadores digitais podem ser classificados em diferentes categorias, conforme o tipo de conteúdo que produzem e a sua audiência. Abaixo, você vai conhecer os principais deles:

Celebridades

Os influencers celebridades são mais conhecidos e costumam ter muitos seguidores em suas redes sociais. Eles são famosos por sua atuação em áreas como música, cinema, televisão e esportes, entre outras. As marcas que optam por trabalhar com celebridades geralmente possuem o objetivo de aumentar o alcance da campanha e gerar reconhecimento de marca.

Macroinfluenciadores

Os macroinfluenciadores são influenciadores digitais que têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores em suas redes sociais. Eles costumam ter uma audiência ampla e diversificada, e produzem conteúdo sobre diferentes temas, como moda, beleza, lifestyle ou viagens, para exemplificar. As marcas que optam por trabalhar com macroinfluenciadores geralmente buscam o aumento do alcance da campanha e a segmentação do público-alvo.

Microinfluenciadores

Os microinfluenciadores são influenciadores digitais com número de seguidores entre 1 mil e 100 mil. Sua audiência é mais específica e engajada, e produzem conteúdos sobre temas mais nichados, como moda plus size, veganismo e transição capilar. Eles são uma ótima opção para empresas que buscam a segmentação do público-alvo e a credibilidade da mensagem.

Especialistas

Os especialistas possuem conhecimento mais técnico sobre determinado assunto, sendo referência para o público que os seguem. Geralmente, eles possuem um público mais restrito, porém, muito qualificado e engajado. Geralmente, as marcas que trabalham com especialistas desejam se posicionar como autoridade em determinado assunto.

Nano influenciadores

Os nano influenciadores são influenciadores digitais que possuem uma audiência bem menor. Eles costumam ser mais acessíveis para as marcas e muitas vezes aceitam trabalhar em troca de produtos ou serviços.

Nano influenciadores
Nano influenciadores

Utilizar influenciadores digitais pode trazer muitas vantagens para empresas de diferentes modalidades e setores, como aumento do alcance da campanha, melhora da imagem da marca, segmentação do público-alvo, credibilidade e mensuração de resultados.

Por existirem diferentes categorias de digital influencers, muitas empresas acabam tendo dúvidas sobre qual é o mais adequado para a sua campanha. Por isso, é fundamental considerar a contratação de uma agência de marketing digital especialista em influenciadores.