A candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), tem o objetivo de investir na educação infantil e no ensino fundamental para garantir no Recife uma educação inclusiva e de qualidade. Para Marília, é obrigação da gestão municipal garantir a alfabetização dos estudantes e a universalização do ensino público municipal.

“Vamos garantir a alfabetização de todas as crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental até os oitos anos de idade e também vamos construir uma base pedagógica com uma forte estrutura curricular em todas as áreas do conhecimento, que garanta a aprendizagem nas diversas modalidades de ensino, diminuindo os índices de reprovação e abandono escolar.”

O programa de governo de Marília, o Recife Cidade Inteligente, também reforça a importância e o compromisso com a democracia escolar e a participação social, garantindo a escuta ativa da comunidade no dia a dia das unidades e na escolha, por eleição direta, dos gestores, inclusive de creches e CEMEIS.

A valorização dos todos os profissionais da Educação também será prioridade. A formação continuada será permanente e os professores passarão a receber o piso salarial nacional em todos os níveis da carreira, como deve ser.

Marília também pretende investir em políticas públicas que fortaleçam a educação profissionalizante, com foco na criação de um programa especial de formação para mulheres. “Teremos três focos iniciais: mulheres jovens, mulheres mães e mães de crianças com algum tipo de problema de saúde, todos voltados para estímulo ao empreendedorismo, com parceria com os projetos da área de desenvolvimento econômico.”