Lula usou Jatinho de Luciano Huck em viajem para São Paulo

Após ser solto,  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã deste sábado (09/11) a São Paulo, onde participa de um ato no sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo. O petista voou de Curitiba ao aeroporto de Congonhas em um jatinho particular e participa de um ato no sindicato dos metalúrgicos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave de prefixo PP-HUC pertence à Icon Táxi Aéreo e à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos, de propriedade do apresentador Luciano Huck e de sua esposa, a também apresentadora de TV Angélica.

Embora pertença 50% a cada uma das empresas, a aeronave é usada pelo apresentador para gravar seu programa na Rede Globo e, segundo explica sua assessoria, quando não é utilizada por Huck, fica à disposição da Icon.

A aeronave é um Embraer Phenom 300. De acordo com seu registro junto à Anac, tem licença para uso privado e capacidade para até oito passageiros. Em 2018, a Folha de S.Paulo revelou que o jato privado foi financiado com recursos do BNDES, por meio da Brisair.

O empréstimo do BNDES à Brisair, de 17,7 milhões de reais, foi feito em maio de 2013, e teve como correspondente bancário o Itaú. Os dados são de documentos da instituição pública. O montante foi financiado em 114 parcelas, com juros de 3% ao ano.

A aquisição da aeronave pelo apresentador já foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ao reagir a críticas de Huck, cotado para disputar as eleições presidenciais de 2022, o presidente mandou uma indireta em uma de suas lives semanais.

As informações são da Veja.