A imagem de um encontro de dois ex-presidentes foi uma das notícias mais compartilhadas do dia no Brasil. Uma rede social do petista Luiz Inácio Lula da Silva postou uma foto dele ao lado do tucano Fernando Henrique Cardoso.

FH ocupou o Palácio do Planalto de 1995 até 2002. Lula, de 2003 até 2010. Os protagonistas de uma rivalidade política marcante no Brasil desde a segunda metade dos anos 90 se reuniram, na semana passada, na casa de um amigo comum: o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, que foi ministro da Justiça de Fernando Henrique e ministro da Defesa de Lula.

O encontro mais recente dos ex-presidentes tinha sido em fevereiro de 2017, quando FHC se solidarizou com Lula após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Na foto postada nesta sexta-feira (21), pela rede social de Lula, a legenda é a seguinte:

“A convite do ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram para um almoço com muita democracia no cardápio. Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”.

Também em rede social, horas depois da divulgação do encontro, Fernando Henrique publicou o seguinte: “Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso, não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”.