Tudo aconteceu no dia 01 de maio, o jovem é o primeiro natural de Araripina a conquistar faixa preta no Taekwondo. Você sabe o que é esse esporte? Não confunda, pois não é aquele do “tira o casaco, coloca o casaco” igual ao filme de karatê kids que rolava na seção da tarde. Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate, através do treinamento, possibilita ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.

A arte marcial entrou nas olimpíadas em 1988 como esporte de demonstração, estreando apenas em 2000. Até os dias atuais o Brasil tem apenas 2 medalhas de bronze no Taekwondo. No entanto, surge uma promessa do esporte na nossa região, Thiago Sauza Bezerra (20), filho de Araripina e o primeiro a conquistar a faixa preta, o atleta é medalhista pernambucano e Open Nordeste na categoria 68. Em entrevista ao Araripina em Foco Thiago falou de sua paixão pelo esporte e como surgiu.

Thiago e Nicoly Jornalista do AF

“Comecei a praticar esportes marciais aos 12 anos, há 04 anos estou no Taekwondo que não é apenas um esporte marcial é um estilo de vida, caminho dos pés e mãos através da mente”

Thiago e Professor Moisés

O jovem de 20 anos é tão dedicado ao esporte que neste período de quarentena com sua academia GT SERTÃO KUKKIWON fechada ele treina em casa e na casa do seu mestre Professor Moisés. No entanto, taekwondo não é apenas um esporte de luta, é também de muito estudo, não basta golpear tem que saber o motivo, respeito, disciplina e humildade fazem parte do processo para se tornar um bom praticante da arte.

Como sabemos no próximo ano teremos olimpíadas na China, mas os atletas que irão competir já foram selecionados, com tudo perguntamos a Thiago se poderíamos esperar para torcer por ele na olimpíadas de Milão, ele responde “Claro, em 2026”. Mas para chegar até Milão em 2026 é preciso de muito treino, perseverança e incentivo. Nós do Araripina em foco torcemos por você Thiago, força!

Por Nicoly Serafim | Araripina em Foco | Foto: AF