Em uma nova projeção baseada nos dados coletados de 2000 a 2010 e disponibilizados pelo Atlas Brasil, o município de Araripina passou de IDH médio em 602 para 738 dando um salto de 136 pontos passando a integrar a lista de cidades brasileiras com categoria elevada de desenvolvimento humano.

Os dados apresentados foram extraídos de um Projeto de Lei (PL) de autoria do Ex-Senador Aloízio Mercadante (PT) que trata sobre a destinação de recursos extraídos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) que foi apresentado naquela Casa Legislativa em 2020.

Em meio aos documentos apresentados junto desse projeto há uma lista contendo todos os municípios brasileiros com o IDH atual e o projeto tomando como base o ano de 2020. Segundo as informações que constam nessa lista, Araripina tinha no ano 2000 0,441 de índice, em 2010 data do último censo passou a 0,602 e agora com uma nova projeção passa a ter elevação de 0,738.

Essa projeção tomou como fonte as informações disponíveis através de estudo comparativo com observância aos três últimos censos realizados e que estão disponíveis no Atlas Brasil. A base utilizada para se chegar a esse aumento significativo no Desenvolvimento Humano dos municípios foi feita por meio da média global de diferença de 2010 a 2020.

Confira a lista com todas as projeções para os municípios.

Redação Araripina em Foco |Imagem: Reprodução